Vídeo: OAB exige investigação rigorosa de morte de homem em ação da PM

Publicado:

A Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG) afirmou, neste domingo (17/7), que está acompanhando o caso do homem que morreu durante uma ação da Polícia Militar na Vila Barraginha, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A comissão de Direitos Humanos da OAB disse ter sido procurada por um parente da vítima que tem um vídeo de um policial militar atirando à queima roupa no rosto do homem que, momentos antes, “clamava por sua vida”

O homem, que é suspeito de ser chefe do tráfico de drogas na região, seria o terceiro executado pelos militares em menos de duas semanas, segundo a nota da OAB.

“Segundo os moradores, esta execução e outras se deram porque o suposto traficante e outros não ‘pagaram’ os valores de suposta corrupção cobradas e devidas aos policiais”, alertou a comissão, que considera as denúncias “gravíssimas” e exigem que sejam rigorosamente investigadas.

Os militares afirmaram que o homem tentou pegar a arma de um policial e que, para se defender, atiraram três vezes nele. Ele teria sido encaminhado para o Hospital Municipal de Contagem ainda vivo, mas não teria resistido aos ferimentos, segundo a PM.

Confira a nota da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil

 

Nesta manhã deste domingo, 17/07, recebemos uma ligação de um parente de um morador da Vila Barraginnha da “cidade industrial” de Contagem, solicitando ajuda da OAB.

Com ela as imagens de vídeo, um deles mostra uma execução feita por um PM que arrasta uma pessoa (que dizem ser traficante) e atira à queima roupa no rosto daquele, que segundo antes clamava por sua vida já prevendo o seu destino, fatos estes acontecidos na noite do sábado, dia 16.

Esta é a terceira execução no local em menos de 2 semanas.

A CDH por meio de um de seus membros acompanha o caso desde as 01:30 horas da manhã, acionou as autoridades, como o MP e a própria Ouvidoria de Polícia do Estado.

Segundo os moradores, esta execução e outras se deram porque o suposto traficante e outros não “pagaram” os valores de suposta corrupção cobradas e devidas aos policiais, fatos estes que por si constituem-se como gravíssimos e que exigimos  que sejam investigados rigorosamente

Também famílias que não têm ligações com crimes estão sendo achincalhadas por PM’s.

Nesta tarde o Ouvidor de Polícia do Estado, o Dr Paulo Alkimim em resposta, nos disse que dois militares foram identificados e estão presos.

Aguardamos e acompanhamos os encaminhamentos e os seus resultados.

BH em 17 de julho de 2022.

William Santos
Diretoria de Inclusão da OAB/MG.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia