EUA se manifestam a favor do sistema eleitoral brasileiro após Bolsonaro atacar urnas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil divulgou, nesta terça-feira (19), uma nota em que diz confiar nas instituições democráticas brasileiras e no sistema eleitoral do país. A manifestação ocorre um dia depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizar diversas críticas às urnas eletrônicas e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante um encontro com embaixadores em Brasília (relembre aqui).

 

“Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência”, diz a nota.

 

De acordo com a embaixada dos EUA no Brasil, as eleições brasileiras são um modelo para todos os países não apenas do hemisfério sul, mas de todo o mundo.

 

“As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, disseram os americanos.

 

Os EUA demonstraram ainda confiança nas urnas eletrônicas e nas instituições democráticas do Brasil, afirmando que o resultado das eleições de 2022 certamente refletirão a vontade do povo brasileiro.

 

“Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. ?? medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”, finalizaram.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Golpista usa IA e imita apresentador de TV em prêmio fake de R$ 50 mil

Golpes por deepfake envolvendo videochamadas estão ganhando força. Criminosos usam IA para clonar imagem e voz de pessoas reais, enganando vítimas com promessas...

Quem é o aliado Eduardo Bolsonaro que chega ao 2º turno em Portugal

Portugal caminha para o segundo turno das eleições presidenciais, com André Ventura, líder do Chega, afirmando que “a direita acordou” ao enfrentar António...

Morre Raul Jungmann, ex-ministro de FHC e Temer

O ex-ministro Raul Jungmann morreu aos 77 anos em Brasília. A confirmação veio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entidade que ele presidia...