BTG Pactual: 47% avaliam governo Bolsonaro ruim ou péssimo; 36% aprovam

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo de Jair Bolsonaro é desaprovado por 58% dos entrevistados na pesquisa realizada pela BTG/Pactual, divulgada hoje (25/7). O índice se mantém o mesmo – dentro da margem de erro – da última pesquisa, divulgada no dia 11 de julho. Em relação aos que aprovam o governo, o índice também não se moveu: 36% aprovavam no último levantamento e também aprovam agora. 
Das 2.000 pessoas consultadas, 47% consideram a gestão do presidente como ruim ou péssima, enquanto 31% analisam como ótima ou boa, sendo que, anteriormente, eram 32% 
Sobre os que consideram o governo regular, o patamar se manteve o mesmo da última pesquisa: 20%. 

Gênero

O sexo feminino é o mais crítico ao governo. 50% consideram a gestão de Jair Bolsonaro como ruim ou péssima e 27% votaram em ótimo ou bom. Das que consideram regular, o percentua ficou em 21%. 
Nos homens, o cenário muda, mas o resultado se mantém: a maioria (44%) considera o governo como ruim ou péssimo. 35% analisam a gestão de Bolsonaro como ótima ou boa e 20% disseram ser regular. 

Idade

Os jovens de 16 a 24 anos são maioria (53%) na desaprovação do governo Bolsonaro. Apenas 18% desta faixa etária consideram o governo com ótimo/bom. 29% analisaram a gestão do presidente como regular. 
Os adultos de 25 a 40 anos são os que mais consideram o governo como ótimo/bom, mas a maioria (46%) desaprova. Dessas pessoas, 18% consideram o governo regular. 
Entre os idosos, de 60 anos para mais, a desaprovação também é maioria (46%). 30% consideram como ótimo/bom e 21% avaliam a gestão de Bolsonaro como regular. 

Região

A região Nordeste é a que mais desaprova o governo Bolsonaro. 64% dos entrevistados consideram o governo como ruim/péssimo e somente 20% vão na direção contrária, avaliando-o como ótimo/bom. 
O panorama mais positivo para Bolsonaro se vê no Sul do país, em que 42% aprovam o governo contra 40% de desaprovação. 
No Sudeste, em que se concentram os maiores colégios eleitorais do Brasil, a maioria (45%) considera o governo como ruim/péssimo. 33% aprovam a gestão e 22% analisam o governo como regular. 
Na região Norte/Centro-Oeste há um equilíbrio entre a aprovação e desaprovação. 35% consideram o governo como ótimo/bom e 36% avaliam como ruim/péssimo. 28% acha que o gestão é regular.

Escolaridade

Pessoas com ensino superior são as que mais aprovam e as que mais desaprovam o governo. Entre os entrevistados, 53% consideram a gestão de Bolsonaro como ruim/péssima, enquanto 33% consideram como ótima/boa. 
Já as pessoas com ensino médio, 46% avaliam o governo como ruim/péssimo e 29% aprovam. 23% analisam a gestão de Bolsonaro como regular. 
Entre os entrevistados com ensino fundamental, 45% avaliam o governo como ruim/péssimo e 32% consideram como ótimo/bom. Dos que avaliam o governo como regular, a porcentagem é de 21%. 

Renda

Os mais pobres são maioria (51%) na desaprovação do governo Bolsonaro. Para as pessoas com até um salário mínimo, apenas 25% aprovam a gestão. 23% consideram regular. 
De um até dois salários mínimos, 49% avaliam o governo como ruim/péssimo, 28% aprovam e 21% consideram regular. 
Em relação aos que têm de dois a cinco salários mínimos, 46% desaprovam a gestão de Bolsonaro, 32% consideram como ótima/boa e 20% avaliam como regular. 
Já os mais ricos, com cinco ou mais salários mínimos, apesar de a maioria desaprovar (46%), a maior porcentagem de aprovação vem desta faixa de pessoas: 38% consideram como ótimo/bom. 16% apenas avaliam o governo como regular. 

Religião

Os evangélicos são os que mais aprovam o governo Jair Bolsonaro. 44% consideram a gestão como boa/ótima, enquanto 33% desaprovam. 22% avaliam o governo como regular. 
Entre os que têm religião, os católicos são maioria (52%) na desaprovação do governo. Apenas 26% avaliam o governo como ótimo/bom. Como regular, são 20%. 
Para os sem religião, apenas 19% consideram o governo Jair Bolsonaro como ótimo/bom. A maioria (65%) desaprova. 15% consideram como regular. 
O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 22 e 24 de julho. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e está registrada no TSE sob o número BR-05938/2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

45ª Noite da Beleza Negra: Carol Xavier é eleita Deusa do Ébano 2026

Carol Xavier foi coroada Deusa do Ebano 2026 na 45ª Noite da Beleza Negra do bloco Ilê...

Escalada no caso do Banco Master assusta mercado financeiro

O mercado financeiro encerra a semana em estado de alerta com a segunda fase da Operação Compliance Zero, que teve entre os alvos...

Palpite Corinthians x São Paulo – Campeonato Paulista – 18/1/2026

Neste artigo, apresentamos palpites para apostar com sabedoria em Corinthians x São Paulo, pela terceira rodada do Paulistão 2026. O foco é orientar...