Edson Fachin rejeita pedido para adiar convenção do MDB

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, negou, nesta terça-feira (26/7), o pedido do MDB para adiar a convenção virtual do partido. Uma ala emedebista solicitava um prazo maior para o evento alegando “grave irregularidade” relacionada ao sigilo do voto.

Com a decisão do ministro, a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República será realizada amanhã.

Em decisão liminar, Fachin diz que não há elementos suficientes que comprovem o descumprimento da lei.

  • Leia: Renan ajuda Lula e o PT a minar candidatura de Simone Tebet
“Há regra expressa no edital de convocação asseverando que será garantido o sigilo do voto; a parte requerente não fez, a essa altura, demonstração suficiente em sentido contrário. Não há prova minimamente robusta de que a garantia prevista no edital não será cumprida”, escreveu o ministro.
Ontem (25/7), o emedebista Hugo Wanderley Caju, delegado da convenção e filiado por Alagoas, protocolou uma ação no TSE para suspender o evento. Ele afirmou que a realização da convenção de forma virtual é uma grave irregularidade e prejudica o sigilo de voto.
Por outro lado, o MDB afirma que decidiu fazer o evento de forma virtual para cortar custos e controlar as alas dissidentes que não querem candidatura própria.
O pedido de adiamento da convenção também é de interesse do senador Renan Calheiros. Ele defende que o encontro seja realizado no próximo dia 5 de agosto, para que o partido tenha mais tempo para discutir a viabilidade da candidatura própria.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eduardo: país está sedento por uma virada à direita “menos ideológica”

Eduardo Bolsonaro afirma que o mundo procura virada para a direita; Flávio comenta entrevista na Europa O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, nesta...

Opositor de Maduro retorna à prisão domiciliar após ganhar liberdade provisória

O líder da oposição na Venezuela, Juan Pablo Guanipa, está em prisão domiciliar após obter liberdade provisória, mas foi recapturado dentro de 12...

RJ terá helicóptero que atuou na captura de Maduro para combater crime

Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) vai receber um novo helicóptero, o Black Hawk, adquirido nos Estados Unidos para reforçar o combate...