Ciro diz que aceitaria apoio de Lula no 2º turno, mas não fará o mesmo

Publicado:

O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) declarou nesta quarta-feira (27/7) que gostaria de ir para o 2° turno das eleições com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Caso não seja esse cenário, ele não apoiará o petista na disputa contra Jair Bolsonaro. O ex-governador do Ceará explicou: “Como eu vou subir no palanque com essa gente?”.

Em entrevista à GloboNews, Ciro disse que ???gostaria que o Brasil se livrasse do Bolsonaro já no primeiro turno???, pois, segundo ele, seria o cenário ideal para o país. ???A democracia estaria pacificada, tranquilizada, e poderíamos discutir o que aconteceu com esse maravilhoso povo que caiu na mão desse crápula como o Bolsonaro???.

O pedetista ressaltou que aceitaria o incentivo do petista em um eventual cenário de 2º turno contra o atual presidente. ???Se eu for para o 2° turno contra o Bolsonaro, claro que aceito. O Lula subir no palanque? Claro que aceito???.

 
Leia: Ciro critica Lula por rompimento de aliança no Ceará entre PT e PDT 
Por outro lado, Ciro descartou subir ao palanque ao lado de Lula contra Bolsonaro – cenário mais provável conforme apontam as recentes pesquisas eleitorais. ???O contrário não há mais caminho???.

Ele contou que estendeu a mão ao petista em diversos momentos, mas não teve o mesmo em troca. ???O maior responsável pela tragédia que está acontecendo no Brasil se chama Luiz Inácio Lula da Silva.???

???Eles fazem o que fazem comigo e com o povo brasileiro, querem que eu vá fazer campanha do lado deles? Como eu, dizendo que eles são corruptos, incompetentes, destruíram o Brasil, venderam o Brasil para os banqueiros, vou subir no palanque com essa gente????.

‘30% de fanáticos’

Nesse sentido, Ciro admitiu que é pouco provável que Lula fique fora do 2° turno das eleições. ???Ele tem 30% de fanáticos que ele pode bater na mãe, chamar Jesus de palavrão e as pessoas o relativizam. Tá aí acontecendo???.

 
Leia:  Ciro sobre Lula: ‘Vi de perto ele se corrompendo’
???Para uma certa burguesia brasileira de boa fé parece que a única tarefa no Brasil é derrotar o fascismo. E o dia seguinte? A fome? O desemprego, o desastre generalizado que o país está vivendo na saúde pública, educação, infraestrutura????.
O candidato do PDT reforçou: ???Se o Lula se eleger com esse papo furado de picanha e cerveja, memória afetiva, parece o candidato Kinder Ovo, que vem uma surpresa dentro. Se não estabelecer uma cumplicidade com o povo, vai ser o maior estelionato eleitoral.???

Eleições 2018

No segundo turno de 2018, Ciro foi o terceiro colocado no pleito, com 13,3 milhões de votos (12,47%). A disputa foi entre Jair Bolsonaro, à época do PSL, e Fernando Haddad, do PT.
Logo que anunciado o resultado do 1° turno, o pedetista viajou para a França. Posteriormente, Ciro garantiu que voltou ao país no 2° turno e votou em Haddad, embora não tivesse feito campanha favorável ao petista.
 
Leia: Janones sobre Lula x Bolsonaro no segundo turno: ‘Eu não vou para Paris’  
 
???Na mesma noite, antes de acabar as pesquisas, eu me declarei contra o Bolsonaro. Fui para Brasília, participei da reunião do PDT, declaramos apoio crítico ao Haddad e simplesmente exerci um direito meu de não participar de comícios ou palanques???. 
Por fim, Ciro garantiu que levará adiante a quarta participação na eleição presidencial: ???Eu estou aqui lutando há 10 anos, é a 4ª vez que sou candidato. Será que para mim só resta o direito de apoiar gente que eu considero desonesto, incompetente, sem escrúpulo????.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente de Madagascar foge após denunciar tentativa de golpe

Andry Rajoelina, presidente de Madagascar, abandonou o país no domingo, 12 de outubro, após semanas de protestos liderados por jovens da Geração Z...

João Fonseca vive dia de chefe de cozinha antes de ATP. Veja fotos

João Fonseca, que estreia no ATP 250 de Bruxelas nesta terça-feira, enfrenta o neerlandês Botic Van de Zandschulp. O vencedor avança para as...

Fachin se reúne com Alcolumbre para discutir fundo da Justiça Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, se encontrou nesta segunda-feira (13) com Davi Alcolumbre, presidente do Senado. O foco da...