Especialistas falam sobre a importância do orgasmo feminino: ‘Ápice do prazer’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O orgasmo feminino é algo que faz parte de uma realidade distante para muitas mulheres, que ainda não tiveram contato verdadeiramente com a sensação. Ao Bahia Notícias, a psicóloga Lara Cannone, da UniFTC, disse que a importância do orgasmo vai além da sensação física. 

 

“[O orgasmo] comunica sobre ter intimidade com o próprio corpo, aumento da autoestima, conhecimento do que causa excitação, autonomia sobre a vida sexual, saída da passividade de que um parceiro ou parceira a conduz sozinho ou sozinha. E, em esfera coletiva, é uma forma de romper com o tabu e incentivar a saúde sexual ligada a receber prazer, não apenas dar a outra pessoa”, afirma Lara.

 

A uroginecologista e sexóloga, Patrícia Nogueira, explica que um orgasmo não está necessariamente ligado ter “um líquido transparente escorrendo” da vagina: “o que significa ter um orgamos é que ela [a mulher] chegou ao ápice do prazer”. “Ejaculação e orgasmo não são a mesmas coisas, muitas vezes o orgasmo masculino é com ejaculação, mas no caso do feminino não. Para uma mulher ter um orgasmo ela precisa estar muito excitada, a vagina dela precisa estar muito lubrificada, durante o pico do prazer a musculatura [da vagina] se contrai e expele um líquido, o que a gente diz que essa mulher teve um orgasmo molhado. Mas existe o orgasmo seco, que você sente o clímax do prazer sem necessariamente ter a ejaculação”, desmistifica Patrícia.

 

O orgasmo pode acontecer tanto durante a relação sexual quanto no ato masturbatório. Além disso, segundo a sexóloga Claudia Meireles, não existe nenhum impedimento para a masturbação ou ato sexual durante a menstruação. Algumas mulheres, inclusive, ficam bastante excitadas neste período. “Durante a menstruação pode acontecer o orgasmo”, reforça. 

 

Entretanto, a psicóloga Lara Cannone relata que a masturbação ainda é um tabu para muitas mulheres, inclusive como um tema que ainda carece de ampla divulgação e incentivo. “Ainda é uma realidade de muitas mulheres não ter o hábito de se masturbar, ou não saber como. Dentre os benefícios da masturbação seguida do orgasmo, o relaxamento físico e mental é um deles”, cita.

 

O orgasmo é importante para qualquer pessoa, de acordo com a especialista em sexologia clínica Cláudia Meireles. “O orgasmo é o maior reforçador do desejo sexual, quanto mais se tem orgasmo mais fácil se torna desejar uma próxima relação, ajuda a relaxar”, ressalta. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...