Banco de Leite do HGRS promove ações para celebrar Agosto Dourado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Para celebrar o mês de incentivo à amamentação, o Banco de Leite do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizará uma série de ações voltadas aos trabalhadores e pacientes da unidade.

 

Em consonância com a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que abordará neste ano o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, a equipe multidisciplinar da ala neonatal do HGRS promoverá, a partir de 1º de agosto, atividades de incentivo à amamentação e reflexão sobre a importância do ato. A programação inclui apresentação musical, rodas de conversa e exibição de filme.

 

“O leite materno tem uma série de benefícios para os bebês, pois promove proteção e suporte imunológico, prevenindo de doenças e dando o suporte nutricional adequado. O colostro, por exemplo, é essencial para o recém-nascido, por ter como principal função fornecer anticorpos, enzimas e hormônios”, explica a médica neonatologista Maria de Lourdes Leite, coordenadora do Banco de Leite Humano do HGRS.

 

No caso de bebês impossibilitados de mamar no peito, como prematuros e de baixo peso internados na UTI neonatal, o Banco de Leite Humano tem a função de garantir a segurança alimentar e, assim, reduzir a mortalidade infantil. O leite é doado por lactantes e passa por um processamento e controle de qualidade para, posteriormente, ser oferecido aos bebês que necessitam.

 

“O banco de leite é uma das políticas públicas mais importantes, da qual o Brasil é pioneiro, por garantir esse alimento essencial para os recém-nascidos. Além de coletarmos o leite na nossa unidade, fazemos também a coleta na casa das mães três vezes por semana, e esse leite é levado para ser processado”, afirma a médica.

 

As mulheres que desejam doar leite materno podem se candidatar no Banco de Leite Humano mais próximo. ?? necessário estar saudável, amamentando e apresentar exames de pré-natal e sorologia, informa o hospital.

 

Quem não amamenta também pode ajudar os Bancos de Leite Humano com a doação de potes de vidros. Os vidros devem ter tampa plástica, como as usadas em café solúvel. Não importa o tamanho, mas é essencial que seja de vidro e com tampa plástica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...