Enterro de Ivana Trump em campo de golfe é alvo de especulações sobre impostos

Publicado:

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Morta em Nova York no último dia 14, a primeira mulher de Donald Trump, Ivana, foi enterrada dias depois em uma propriedade do ex-presidente dos EUA em Bedminster, Nova Jersey. Veículos como o jornal britânico The Guardian analisam agora os motivos que podem ter levado ao sepultamento em um campo de golfe.

Neste fim de semana, ganharam corpo especulações de que, após o enterro, o grupo empresarial do político republicano poderia pedir a redesignação do local como cemitério, o que garantiria isenções fiscais ???em um estado com alta tributação imobiliária.

No sábado (29), a professora de sociologia da Faculdade Dartmouth Brooke Harrington, que estuda o tema, escreveu sobre o caso no Twitter e disse que, em tese, uma operação do tipo seria possível.

O código fiscal de Nova Jersey determina que firmas que administram cemitérios sem fins lucrativos estão isentos do pagamento de impostos sobre imóveis, heranças e administração empresarial -além de imposto de renda.
Segundo documentos publicados e analisados por Harrington, a legislação designa essas empresas como “qualquer pessoa física, corporação, sociedade, associação ou outra entidade pública ou privada que possua, opere, controle ou gerencie terras ou locais usados ou dedicados a enterros de restos humanos”. Não há menção sobre uma quantidade mínima de corpos que devam estar sepultados para que se obtenha essa classificação.
Até onde se sabe, Ivana seria a primeira pessoa a ser enterrada na propriedade de Bedminster, que foi consagrada, segundo o jornal The New York Times, para que o rito católico pudesse ser seguido. Imagens do que seria o local do sepultamento também circularam nas redes sociais -“um triste e pequeno pedaço de terra”, como definiu Harrington, próximo ao buraco número 1.
O clube de golfe de Trump, para onde ele costuma ir no verão acompanhado da família, tem 2 km².
As especulações sobre a redesignação do local em cemitério se deram também devido a projetos anteriores do ex-presidente. A ProPublica, organização de jornalismo investigativo, noticiou que tempos atrás a família tentou mudar a classificação de uma propriedade em Hackettstown, também em Nova Jersey.
E, em relação a Bedminster, há documentos de sua empresa em que ele declararia o desejo de ser enterrado lá. Reportagem de 2017 do jornal The Washington Post reviu estudos que as empresas do político fizeram para o local: primeiro um mausoléu grandioso para Trump, que recebeu críticas de moradores da região; depois um cemitério com mais de 1.000 sepulturas; mais tarde um cemitério familiar; então, um familiar e outro com 284 sepulturas.
Ainda a respeito de isenções fiscais, o texto do Post diz que a propriedade já teria benefícios do tipo, ao ter a designação de fazenda, por causa de uma produção localizada de adubo. Certo é que, por enquanto, nenhum projeto de cemitério saiu do papel no local, nem há notícia de que a reclassificação tenha sido solicitada.
Ivana Trump, 73, morreu em casa ao sofrer um trauma causado por uma queda acidental. Nascida sob o regime comunista da antiga Tchecoslováquia, ela se mudou para os EUA, onde trabalhou como modelo, escritora e empresária.
Ela e o ex-presidente se casaram em 1977 e tiveram três filhos: Donald Jr., Ivanka e Eric. Na década de 1980, Ivana teve papel importante na construção dos negócios da família e da imagem do ex-presidente. Eles se divorciaram em 1992.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel anuncia aumento de R$ 69 bilhões em gastos com Defesa

Em um movimento estratégico em resposta aos desafios de segurança enfrentados, Israel anunciou um aumento dramático em seu orçamento de defesa. Com um...

Papa conversa com Netanyahu um dia após bombardeio israelense contra igreja em Gaza

Em um momento de grande tensão e tragédia, o Papa Leão XIV conversou por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na...

Otan condena ciberataques russos e promete resposta coordenada com aliados

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) proclamou, em um comunicado recente, uma forte condenação às atividades cibernéticas maliciosas da Rússia, que...