Ney Bello atribui não nomeação ao STJ por influência de Kassio Nunes

Publicado:

Preterido na escolha de Bolsonaro para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o juiz federal Ney Bello atribuiu indiretamente a derrota ao ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma mensagem enviada a amigos. A escolha de Bolsonaro foi pelos magistrados Messod Azulay Neto, atual presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), e Paulo Sérgio Domingues, do Tribunal Regional Federal da 3ª (TRF-3) (veja aqui).

 

No texto, o magistrado diz que viu “a vitória sucumbir a um único veto de maneira pessoal que foi acolhido pelo presidente”. Segundo a Folha, a referência ao ministro, que teria agido para impedir sua escolha pelo presidente. 

 

Kassio Nunes e Ney Bello atuaram juntos no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e tiveram atritos na disputa pela vaga no passado. Porém, Kassio foi nomeado para o Supremo. Bello era o candidato apoiado pelo ministro Gilmar Mendes.

 

O texto em tom de agradecimento foi encaminhado pelo juiz federal a pessoas próximas por meio de aplicativo de mensagens: “A vida segue e os amigos construídos na estrada são o patrimônio que verdadeiramente importa. Com as amizades, eu sigo firme. Vida que segue. Infinitamente obrigado”. Ele também cita trecho de um poema de Gonçalves Dias que diz que “a vida é combate que os fracos abate e os bravos e fortes só pode exaltar”. 

 

O juiz nutria esperanças de ser nomeado por sua atuação favorável ao presidente no TRF-1, como na revogação da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Ele deu a decisão após um magistrado plantonista negar o mesmo pedido da defesa. Bello também decidiu pela continuidade de uma investigação para apurar o suposto financiamento a Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF recomenda que empresa interrompa venda de ativos digitais de territórios indígenas e tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Nemus Brasil Participações S.A, que vende ativos digitais (NFTs) de áreas da Amazônia, a interrupção da...

Conselho Nacional de Justiça prorroga prazo da pesquisa sobre assédio de discriminação no judiciário

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), agora, têm até o dia 19 de janeiro de 2023, para responder à Pesquisa...

Entendendo a Previdência: O que é seguridade social?

O modelo de Seguridade do Social do Brasil está descrito no art. 194 da Constituição Federal que a define como: “um conjunto integrado de...