Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso fazem carta aberta após caso de racismo: ‘dói na alma’

Publicado:

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso publicaram uma carta aberta nas redes sociais, nesta segunda-feira (1°), para falar do racismo sofrido pelos seus filhos, Titi e Bless, em Portugal, no último sábado (30). As crianças, junto com um grupo de angolanos, foram chamadas de “pretos imundos” por uma mulher que estava no mesmo restaurante que eles. 

O casal afirmou que está cuidando dos filhos e tomando todas as providências possíveis na Justiça. No texto, eles também afirmam ser conscientes de todos os privilégios que possuem e que sabem que o caso só teve tamanha comoção por serem brancos, reforçando que famílias pretas também enfrentam o racismo todos os dias. 

“Nós lutamos, nós choramos. E nós podemos gritar. Portanto, queremos, mais uma vez, lembrar que famílias pretas gritam todos os dias diante destes crimes e violências – verbais ou físicas. E muitas vezes famílias que se silenciam porque sabem que seu grito não é ouvido”, diz um trecho da carta. 

Giovanna e Bruno aproveitaram para pedir respeito ao momento e também ressaltaram que estão ao lado de Titi e Bless para que eles saiam fortes perante o que viram e ouviram. “Pedimos respeito a este momento pois o que gente ouviu dói na alma, mais que um soco. E dói em nossos filhos e em muita gente que vive isso o tempo inteiro, em todo o mundo. Seguiremos, serenos, com amor. E caminharemos deste nosso lugar de privilégio nos comprometendo a seguir combatendo ativamente na luta antirracista pois, mais uma vez: racismo é crime”, finaliza a carta. 

O caso

A mulher que fez comentários racistas aos filhos dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso foi detida pela polícia de Portugal, mas já foi liberada. Segundo informações do jornal português Público, a mulher estava alcoolizada quando aconteceu o episódio.

Um vídeo registrou o momento em que a mulher é conduzida por guardas até a saída do restaurante.

Em outro vídeo, que circula nas redes sociais, é possível ver a atriz partindo para cima de uma mulher e ouvi-la chamando de “racista nojenta”. Segundo a coluna Léo Dias, pessoas que estavam no local falaram que a mulher disse, se referindo aos filhos de Ewbank, para “tirar aqueles pretos imundos dali”. Bruno presenciou tudo. 

“Racista nojenta [..] Eu tenho pena de você, porque você não é amada. Você é uma nojenta. Você merece um soco, uma porrada na sua cara”, diz a atriz, enquanto é contida por um rapaz. Bruno Gagliasso aparece ao lado da esposa sem interferir.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu um pronunciamento oficial sobre o crime. O governante declarou que práticas de racismo e xenofobia são ???condenáveis e intoleráveis???, bem como devem ser devidamente punidas, ???seja qual for a vítima???.

???Não vale a pena negar que há, infelizmente, setores racistas e xenófobos entre nós, mas não se pode, nem deve, generalizar, pois o comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana???, diz o comunicado.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flona pode levar 2 décadas para recuperar vegetação queimada em 2024

Enquanto o Distrito Federal se prepara para o crítico período de seca, os desafios da recuperação da Floresta Nacional (Flona) de Brasília se...

Ação integrada captura alvo de facção envolvido em ataques a forças policiais

Eunápolis assistiu, neste sábado (19), a uma operação de grande magnitude que culminou na prisão de Wanderson Oliveira dos Santos, um homem de...

Homem morre após ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Na última quinta-feira (17), um trágico acidente tirou a vida de um homem de 61 anos em Westbury, Long Island, nos Estados Unidos....