Nova vacina contra herpes-zóster apresenta eficácia de 97%; conheça benefícios

Publicado:

A vacina contra herpes-zóster Shingrix, da farmacêutica GSK, se destacou em comparação ao imunizante oferecido anteriormente, o Zostavax, por ter eficácia muito superior, com  97% contra os 51%. Além disso, o imunizante abrange novos grupos de risco. A Shingrix foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto de 2021 (veja mais).

 

De acordo com o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a herpes-zóster era uma doença pouco conhecida entre a população até no último mês os casos do cantor Justin Bieber (saiba mais), que apareceu em um vídeo com parte do rosto paralisado após complicações da infecção viral, e da apresentadora Fernanda Keulla (lembre aqui), hospitalizada com fortes dores.

 

A doença é uma infecção reativada pelo vírus Varicela zóster, o mesmo da catapora, que fica incubado em torno de 80% das pessoas e se manifesta mais tarde causando principalmente lesões na pele com fortes dores.

 

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e gerente de Imunizações do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Ana Rosa dos Santos, a vacina Shingrix foi desenvolvida para ter uma resposta imunológica mais duradoura e forte graças à sua forma de produção.

 

“A vacina ficou mais moderna e eficiente. Ela foi produzida em uma plataforma da mais alta tecnologia, então traz uma imunização bem mais robusta principalmente nos pacientes mais velhos, o que a anterior não fazia, e também nos imunocomprometidos”, afirma Ana Rosa. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária do Rio fecha bar por venda de bebida sem registro

Neste final de semana, fiscais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram o Bar Veneta, localizado na Tijuca, zona norte do Rio...

Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes

O Brasil registra um crescimento alarmante nos casos de coqueluche, especialmente entre crianças pequenas. Um estudo do Observatório de Saúde na Infância aponta...

Comitiva internacional conhece no Rio sistema de saúde pública

Uma comitiva internacional, composta por representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Portugal e Espanha, visitou...