Bruno anuncia que protocolo para ‘monkeypox’ deve ser divulgado entre esta terça e quarta

Publicado:

O prefeito Bruno Reis (UB) voltou a falar, na manhã desta terça-feira (2), sobre a elaboração do protocolo municipal de ação contra a disseminação da varíola dos macacos. De acordo com o gestor, as diretrizes locais devem ser divulgadas entre hoje e amanhã (3).

 

“Está sendo concluído. Eu, ainda hoje, vou conversar com o secretário Décio [Martins] para, imediatamente, a gente apresentar. Pode ser que, inclusive, ele faça isso hoje ou amanhã”, revelou.

 

Na quinta-feira passada (28), Bruno havia informado que equipe que desenvolvia a política local de enfrentamento ao monkeypox estava se reunindo com pesquisadores para a definição da estratégia (releia aqui).

 

“Estamos internamente definindo esses protocolos. Estão sendo ouvidos técnicos especialistas. [Essa é] uma das ações que todos nós podemos fazer para inibir a transmissão, seguindo protocolos, tomando cuidado”, disse o prefeito na ocasião. 

 

Naquela semana, Salvador tinha apenas 5 indivíduos com diagnóstico positivo para o agravo. O número de confirmações saltou e já chega a 9 casos. 

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a construção de uma diretriz própria vai permitir que os profissionais de saúde sejam orientados corretamente acerca do manejo e o tratamento de pacientes (relembre aqui). 

 

Enquanto não há a implementação, segundo a pasta, as recomendações utilizadas são as definidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

 

As equipes que atuam na rede municipal foram capacitadas com os protocolos destas instituições e estão conduzindo os atendimentos com base em tais documentos, salientou a secretaria ao Bahia Notícias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária do Rio fecha bar por venda de bebida sem registro

Neste final de semana, fiscais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram o Bar Veneta, localizado na Tijuca, zona norte do Rio...

Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes

O Brasil registra um crescimento alarmante nos casos de coqueluche, especialmente entre crianças pequenas. Um estudo do Observatório de Saúde na Infância aponta...

Comitiva internacional conhece no Rio sistema de saúde pública

Uma comitiva internacional, composta por representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Portugal e Espanha, visitou...