Rodrigo Pacheco defende sistema eleitoral: ‘Orgulho nacional’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSDB-MG),defendeu, nesta quarta-feira (3/8), na abertura da sessão do plenário, o sistema eleitoral brasileiro. O senador disse ter ???plena confiança??? nas urnas.
Fala vem de encontro com as ameaças e ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral do país. 

Para o chefe do Executivo federal, as eleições correm risco de serem fraudadas.
 
“Como tenho repetido, pela presidência do Senado e do Congresso, em minhas falas nesta Casa e fora dela, eu tenho plena confiança no processo eleitoral brasileiro, na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas, por meio das quais temos apurado os votos desde 1996. Sei que essa posição é amplamente majoritária no Congresso Nacional”, afirmou o presidente do Senado.

Para Pacheco, as urnas eletrônicas sempre foram motivo de “orgulho nacional” e trouxeram, nestes 26 anos de uso no Brasil, ???transparência, confiabilidade e velocidade??? na apuração do resultado das eleições. 
???Elas têm-se constituído em ferramenta poderosa contra vícios eleitorais muito frequentes na época do voto em papel. Representam, portanto, um verdadeiro aperfeiçoamento institucional”, completou.
Ainda segundo o presidente do Senado, a legitimidade do voto deve ser reconhecida ???assim que proclamado o resultado das urnas’???. Isso porque, o rito eleitoral ???confere protagonismo à vontade popular???, garantindo que os verdadeiros detentores do poder, o povo, possam livremente escolher seus representantes, seus governantes. 
???As eleições existem para assegurar a legitimidade do poder político, pois o resultado das urnas é a resposta legítima da vontade popular. Legitimidade que deve ser reconhecida, assim que proclamado o resultado das urnas”, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comerciante processa Gabriel Monteiro e pede R$ 30 mil por uso indevido de imagem no RJ

O ex-vereador e influenciador digital Gabriel Monteiro volta a responder a uma ação na Justiça do Rio de Janeiro, movida pelo comerciante Raylan...

Porto de Galinhas: prefeitura proíbe consumação mínima após confusão

A Prefeitura de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, proibiu a exigência de consumo mínimo nas barracas da praia de Porto de Galinhas....

Flamengo aumenta oferta ao Cruzeiro por Kaio Jorge e inclui Cebolinha

O Flamengo intensificou a busca por Kaio Jorge, elevando a proposta para o Cruzeiro a 32 milhões de euros, buscando contratar o atacante,...