EUA se comprometem a apoiar desnuclearização da Coreia do Norte

Publicado:

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi e o presidente da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, Kim Jin-pyo, prometeram nesta quinta-feira (4) apoiar a campanha de desnuclearização da Coreia do Norte.ebcebc

“Ambos os lados expressaram preocupação com a terrível situação da crescente ameaça da Coreia do Norte”, disseram Pelosi e o presidente da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, Kim Jin-pyo, em comunicado conjunto após reunião em Seul.

“Concordamos em apoiar os esforços dos dois governos para alcançar a desnuclearização prática e a paz por meio da cooperação internacional e do diálogo diplomático, com base na dissuasão forte e estendida contra a Coreia do Norte.”

Pelosi também disse em entrevista coletiva que ela e Jin-pyo discutiram maneiras de aumentar a cooperação em segurança regional e questões econômicas e climáticas.

A congressista norte-americana chegou à Coreia do Sul na noite de quarta-feira (3), após uma breve parada em Taiwan, o que causou irritação na China.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, não se encontrou com Pelosi devido às férias programadas para esta semana, mas manteve um telefonema de 40 minutos com ela, em que prometeu estreita cooperação com o Congresso dos EUA, disse o vice-conselheiro de Segurança Nacional, Kim Tae-hyo.

A mídia sul-coreana especulou que Yoon poderia ter se esquivado do encontro com Pelosi pessoalmente para evitar antagonizar a China, depois que sua visita a Taiwan indignou Pequim, que reivindica a ilha autônoma como seu território.

*Com informações da Reuters.

*?? proibida a reprodução deste conteúdo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jubileu dos Jovens termina com grande missa celebrada pelo papa Leão XIV

No último dia do Jubileu dos Jovens, mais de um milhão de pessoas se reuniram em Roma para uma missa histórica presidida pelo...

Terremoto de magnitude 6,8 atinge costa da península de Kamchatka, na Rússia

Um forte terremoto de magnitude 6,8 abalou a costa da península de Kamchatka, na Rússia, no último domingo. O Serviço Geofísico Unificado (SGU)...

Neozelandesa detida por viajar com criança de dois anos em uma mala

Uma situação alarmante se desenrolou em um terminal de ônibus em Kaiwaka, Nova Zelândia, onde uma mulher de 27 anos foi detida após...