O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender, nesta segunda-feira (8/8), o crédito consignado aos beneficiários de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Durante participação no programa digital ???Flow Podcast???, o chefe do Executivo federal disse que o ???ideal??? é não realizar um empréstimo ou um financiamento, mas caso o beneficiário optar por fazê-lo, defendeu o presidente, ???o risco é zero???.
???O ideal é não pegar empréstimo, mas tem gente que prefere pegar empréstimo porque é melhor pagar esses juros menor no sistema bancário do que na mão de um agiota. ?? um direito dele decidir. [???] Uma coisa é eu emprestar para você e vir todo mês aqui e você dar o dinheiro na minha mão. Outra é descontar automaticamente no teu contracheque. O risco é zero. E tem seguro em caso de óbito. Está tudo resolvido???, afirmou.
A lei foi criada por meio de uma medida provisória, que recebeu o aval do Congresso Nacional e foi sancionada pelo presidente. Pelo texto, as famílias que recebem os benefícios poderão autorizar que a União desconte dos repasses mensais dos programas os valores referentes aos empréstimos.
A partir deste mês até dezembro deste ano, o Auxílio Brasil passará de R$ 400 para R$ 600.
Apelo a banqueiros Mais cedo, durante reunião com executivos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Bolsonaro apelou para que os banqueiros concedam o crédito consignado aos beneficiários que assim o desejarem.
???Faço um apelo para vocês agora. Vai entrar o pessoal do BPC no empréstimo consignado. Isso é garantia. Desconto em folha. Se vocês puderem reduzir [os juros] o máximo possível. Porque ainda estamos atravessando o final da turbulência???, disse.
Bradesco, Itaú, Santander, Nubank e BMG são algumas das instituições que já decidiram não oferecer o crédito. Ao lançar a iniciativa, o governo não estipulou um limite à taxa de juros a ser cobrada.
Os bancos demonstram preocupação com um possível aumento no endividamento das famílias, que já se encontram em situação de vulnerabilidade.
O post Bolsonaro defende consignado com Auxílio Brasil: ???O risco é zero??? apareceu primeiro em Metrópoles.
Comentários Facebook