Uma carreta foi apreendida nesta segunda-feira (8) em Seabra, na Chapada Diamantina, por estar carregada com excesso de peso. O flagrante ocorreu em um trecho da BR-242. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, o veículo levava 5,4 mil quilos [carga de soja] acima da capacidade permitida. Os policiais fiscalizavam na altura do km 408 quando perceberam que o caminhão aparentava estar além da capacidade permitida.
Depois, foi verificado que o sistema de freio estava também superaquecido. Ainda segundo a PRF, o bitrem estava com 62,40 toneladas (tara+lotação). Devido ao fato, o excesso verificado gerou uma multa de natureza gravíssima. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), carga acima de 1 tonelada de excesso, a infração é punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado.
O veículo também não tinha documento fiscal comprobatório, o que configura crime fiscal, e as lâmpadas traseiras ainda estavam queimadas.
A PRF informou que o caminhão só será liberado após transbordo da mercadoria excedente e também após regularizar as pendências com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), o que inclui o pagamento de multas e do imposto sonegado.
Comentários Facebook