A demolição aconteceu nesta quarta-feira (10). O Governo do Estado da Bahia tentou interromper a ação, movida pela Prefeitura de Nova Viçosa, inclusive, com registro de ocorrência policial, realizada nesta terça-feira (09).
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (IPAC) acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para impedir a demolição.
O artista polonês Frans Krajcberg, radicado em Nova Viçosa, deixou em testamento seus bens para o Estado da Bahia, com expressa vontade de ter seu patrimônio, inclusive imobiliário, utilizado prioritariamente para auxiliar na preservação de seu legado artístico.
O Juiz Substituto da Comarca de Nova Viçosa, Renan Souza Moreira, em recente decisão, reafirmou que todos os bens deixados pelo artista plástico Frans Krajcberg, incluindo seu acervo de obras de arte, devem ser administrados pelo Estado da Bahia, de acordo com sua conveniência e oportunidade.
O ato da prefeitura de Nova Viçosa é considerado ilegal, sobrestando decisão judicial expressa e violação da memória do artista.
A PGE informou ter adotado as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. Desde a morte de Frans Kajcberg, o governo estadual e municipal travam uma briga em torno do patrimônio cultural do artista.
As obras foram retiradas de Nova Viçosa e estão em poder do governo estadual, ato criticado pela Prefeita Luciana Machado.
Comentários Facebook