Produção industrial baiana cresceu 11,9% em junho, aponta pesquisa

Publicado:

A produção industrial (transformação e extrativa mineral) baiana registrou aumento de 11,9% em junho ante mesmo mês do ano passado. O dado foi informado nesta terça-feira (9) e faz parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

 

A produção industrial do estado, no entanto, é menor quando se compara junho ao mês anterior, maio passado, que registrou 2,4% de alta. Em relação às áreas que influenciaram nos 11,9% de crescimento, o setor de derivados de petróleo foi o que mais contribuiu, com 53,8% do total alcançado. O fato é explicado pela maior fabricação de óleo diesel, óleo combustível e parafina.

 

Outros resultados positivos foram observados nos segmentos de celulose, papel e produtos de papel (10,4%), produtos químicos (4,4%), couro, artigos para viagem e calçados (4,6%), minerais não metálicos (0,6%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (6,4%).

 

BAIXAS

Na outra direção, as baixas da pesquisa ocorreram nos segmentos de metalurgia (-36,6%), produtos alimentícios (-10,4%), extrativa (-15,7%), produtos de borracha e de material plástico (-11,3%), bebidas (-7,1%) e veículos (-2,5%). A Seplan informou que o caso da maior baixa na metalurgia se deve à queda na produção de barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre e fios de cobre refinado ou de ligas de cobre.

 

ALTA DE JANEIRO A JUNHO

Ainda segundo a pesquisa, a produção industrial baiana no acumulado de janeiro a junho de 2022, ante igual período de 2021, registrou aumento de 9,4%. Cinco dos 12 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado. O destaque novamente foi para derivados de petróleo (56,2%).

 

Também influenciaram nos números o seguimento de couro, artigos para viagem e calçados (4,8%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (88,4%), minerais não metálicos (4,2%) e celulose, papel e produtos de papel (0,3%).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Celebrando 25 anos, Santuário de Aparecida de Salvador estima receber mais de 20 mil peregrinos e romeiros

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Salvador está se preparando para uma grande celebração. Comemorações pelos 25 anos de sua construção prometem...

Ministério da Saúde leva carretas de exames de prevenção ao câncer de mama e útero no interior baiano

O Ministério da Saúde deu início nesta sexta-feira (10) ao programa "Agora Tem Especialistas" em dois municípios do interior da Bahia: Paulo Afonso...

Jerônimo debate avanços e a chegada de novos peritos médicos em reunião com ministro da Previdência Social

Na última sexta-feira, 10, o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, para abordar a chegada de...