TAGS

Vânia Catani compra direitos de biografia de Glauber Rocha e produzirá filme sobre cineasta

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de Ficção, a produtora Vânia Catani comprou os direitos da obra “A Primavera do Dragão”, de Nelson Motta. O livro é uma biografia do cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981) e conta a juventude do artista. 

 

Segundo informações do Blog Ancelmo Gois, do O Globo, a intenção da produtora é realizar um longa-metragem baseado no livro escrito por Nelson Motta. O roteiro para a elaboração do filme já foi finalizado e as filmagens devem começar em breve.

 

QUEM �? GLAUBER ROCHA?

Glauber Pedro de Andrade Rocha nasceu em Vitória da Conquista no dia 14 de março de 1939. Ele foi um cineasta considerado o líder do movimento de vanguarda intitulado “Cinema Novo”, que revolucionou a forma de se fazer filmes no Brasil. 

 

Glauber Rocha produziu filmes de grande repercussão, entre eles, “Terra em Transe” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.

 

O segundo filme, inclusive, recebeu o prêmio do Festival de Cinema Livre, da cidade de Porretta, na Itália. Foi indicado também à Palma de Ouro, do Festival de Cannes de 1964. Além disso, foi escolhido para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Internacional de 1965, porém não foi selecionado.

 

Um fato curioso é que o cineasta possui um cinema com o nome em sua homenagem, o Cine Metha-Glauber Rocha, na região do centro de Salvador.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Idoso é encontrado morto no Extremo Oeste baiano; vítima teria sido morta a pedradas

Um idoso, ainda não identificado, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (30) em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste baiano. A suspeita é que a vítima tenha sido morta a golpes de pedra.   Segundo o Blog do Braga, parceiro do Bahia Notícias, moradores se depararam com a vítima caída em um terreno de

No Rio de Janeiro, Setur-BA prospecta investimentos e promove destinos náuticos baianos

O 25º Rio Boat Show, o maior salão náutico ao ar livre da América Latina, acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que promove a infraestrutura náutica e os destinos do estado ideais para atividades do segmento. O evento foi aberto, no domingo

Após PM, Lojistas de Jequié criticam reportagem que abordou violência em município

Depois do Comando local da Polícia Militar (PM-BA) foi a vez da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jequié, no Sudoeste, de criticar uma reportagem da TV Record sobre violência na cidade. A matéria foi exibida no último domingo (28).   Segundo nota da entidade desta terça-feira (30), a reportagem abordou o assunto de forma