Bolsonaro cresce e vantagem de Lula cai para 15% no 1º turno, diz Datafolha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) começa a campanha eleitoral com uma menor diferença em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Presidência da República. Segundo nova pesquisa Datafolha, Lula venceria o 1º turno com 15 pontos a frente. O ex-presidente tem 47% dos votos, ante 32% do atual titular do Planalto.

Em maio, Lula tinha 21 pontos de vantagem, frente a 18 pontos de julho. Em terceiro lugar, vem Ciro Gomes (PDT), com 7%. Foram ouvidos 5.744 eleitores em 281 cidades de terça (16), a esta quinta (18). A margem de erros global é de dois pontos.

Lula, portanto, venceria com  51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos. Essa é a forma com que a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado final: vence quem tiver 50% mais um voto no dia 2 de outubro.

O petista se manteve com os mesmos 47%, enquanto Bolsonaro avançou três pontos. O candidato apostou no Auxílio Brasil, cuja primeira parcela começou a ser paga no dia 9, e pelas reduções no preço dos combustíveis, após intervir na chefia da Petrobras.

Entre os mais pobres, aqueles que ganham até 2 salários mínimos e formam 51% da amostra do Datafolha, Bolsonaro manteve os 23% conquistados na última pesquisa, e Lula aumentou um ponto, para 54%. A margem de erro desse segmento é de três pontos percentuais.

O aumento no eleitorado de Bolsonaro aconteceu na faixa de 2 a 5 mínimos, que compõe 33% da amostra. Ele subiu sete pontos, empatando tecnicamente com Lula, a quem bate por 41% a 38%.

Entre os evangélicos, o presidente avançou, subindo de 43% para 49%, enquanto o petista oscilou de 33% para 22%. Entre o eleitorado feminino, Bolsonaro oscilou de 27% para 29%, enquanto Lula foi de 46% para 47%.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Réveillon de Lula em Copacabana

Réveillon de Lula no Rio: base naval, Janja e planos de fogos em Copacabana O presidente Lula passará o Réveillon de 2025 para 2026...

Violência no Brasil é maior do que em guerra sangrenta no Sudão

Palavras-chave: violência no Brasil, ACLED, Sudão, crise humanitária, homicídios dolosos, segurança pública. Mesmo não sendo oficialmente uma nação em guerra, os níveis de violência...

“Estamos todos exaustos”, diz Carlos após nova cirurgia de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia para hérnia inguinal bilateral e intervenções adicionais para...