Aeroportos de tres cidades mineiras passam para iniciativa privada

Publicado:

s aeroportos de três cidades mineiras –  Montes Claros (Norte de Minas), Uberlândia e Uberaba (Triângulo) vão passar para a administração da iniciativa privada.  Os terminais fazem parte do  bloco de 11 aeroportos integrantes de leilão para concessão, realizado nesta quinta-feira (18/09), em São Paulo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)   e que teve como  vencedora a empresa espanhola Aena.

 

O consórcio Aena Desarrollo Internacional fez uma oferta de R$ 2,45 bilhões, e foi a única proposta para o bloco, um ágio de 231,02% em relação ao lance inicial mínimo, de R$ 740,1 milhões. Os terminais serão concedidos à empresa por um período de 30 anos.

 

Os aeroportos de Montes Claros, Uberlândia e de Uberaba foram inseridos no bloco SP-MS-PA-MG, no qual também  foi incluído o Aeroporto de Congonhas, de São Paulo, o segundo terminal  mais movimentado do país em número de passageiros.  O Aeroporto de Montes Claros será concedido para iniciativa privada depois de passar por obras de reforma e de ampliação. 

 

No mesmo bloco, foram incluídos os aeroportos de Campo Grande (MS),  Corumbá  e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul (MS); de Santarém,  Marabá,  Carajás/Parauapebas e  Altamira, no Pará.

 

Com o novo leilão, os aeroportos de Montes Claros, Uberlândia e de Uberaba passarão a ser administrados pela empresa concessionária, nos mesmos moldes do Aeroporto de Confins, que foi leiloado  para a transferência para a iniciativa desde 22 de junho de 2022, quando foi arrematado por R$ 1, 82 bilhão (ágio de 66%), Na mesma ocasião, foi leiloado o Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro), arrematado por R$ 19 bilhões (ágio de 293,91%).

 

Ao todo, foram leiloados pela Anac nesta quinta-feira 15 aeroportos, rendendo um  total de R$ 2,716 bilhões ao Governo Federal. O valor total inicial a ser pago pelos vencedores da 7ª rodada de concessão representa um ágio médio de 116,94% em relação ao lance mínimo inicial total de R$ 938,4 milhões.

 

Os 15 aeroportos foram divididos em três blocos. Integrado pelos aeroportos de Campo de Marte, em São Paulo,  e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro,  o Bloco Aviação Geral teve como vencedor a XP Infra IV FIP em Infraestrutura, com  ágio de apenas 0,01% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 141,3 milhões. O bloco foi arrematado por R$ 141,4 milhões.

 

Já o Bloco Norte II, formado pelos aeroportos de Belém (PA) e Macapá (AP), foi arrematado pelas empresas Dix e Socicam, integrantes do Consórcio Novo Norte. O grupo pagou R$ 125 milhões pelos dois aeroportos do bloco, com ágio de 119,78% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 56,9 milhões.

 

De acordo com a Anac,  juntos, os três blocos de aeroportos movimentam  aproximadamente 15,8% do total do tráfego de passageiros do país, o equivalente a mais de 30 milhões de passageiros por ano (dados de 2019, período pré-pandemia).

 

Ainda conforme informações da Anac, entre 2011 e 2021, o programa de concessão aeroportuária no Brasil concedeu o equivalente a 75,82% do tráfego nacional à iniciativa privada. Somado à 7ª rodada, esse percentual atingirá 91,6% de passageiros atendidos em aeroportos concedidos.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil é o 13º país com mais empresas americanas, mostra levantamento

Um levantamento recente da Moody’s Analytics revela que o Brasil ocupa a 13ª posição mundial em número de empresas americanas, com 4.686 sedes...

Preço do ovo cai em julho, mas setor avícola se preocupa com tarifas de Trump

No início de julho, uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelou uma queda nos preços dos ovos. Este...

Após reunião, Alckmin afirma que big techs defenderam ‘Pix para todos’

Em um encontro recente com representantes das grandes empresas de tecnologia, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, destacou a importância do...