Passadas 24 rodadas, a Série A do Campeonato Brasileiro já se aproxima de seu terço final. Além das seis vagas para a próxima edição da Copa Libertadores, outra disputa que tem movimentado a competição é a do Z4.
Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, oito times têm mais de 10% de chance de serem rebaixados nesta temporada do Brasileirão.
Juventude
Lanterna com 17 pontos, o Juventude dificilmente continuará na Série A em 2023. A equipe gaúcha venceu apenas três dos 24 jogos que disputou e tem 94,9% de chance de cair este ano.
Atlético Goianiense
O Atlético Goianiense vive uma temporada de altos e baixos. Semifinalista da Copa Sul-Americana e eliminado nos detalhes para o Corinthians nas quartas da Copa do Brasil, o Dragão está em 19º lugar no Brasileirão.
Com 22 pontos, sua probabilidade de rebaixamento é de 75,1%. Na última semana, após derrota para o Goiás, o time rubro-negro demitiu o técnico Jorginho e acertou a contratação de Eduardo Baptista para seu o lugar.
Avaí
Dono do segundo pior saldo de gols do Campeonato Brasileiro (14-), o Avaí está na 18ª posição da tabela, com 23 pontos. A chance de queda da equipe catarinense é de 65,4%.
Coritiba
Primeiro time fora do Z4, o Coritiba tem 25 pontos e 46,2% de chance de ser rebaixado em 2022. Recentemente, o Coxa mudou de técnico, tendo demitido Gustavo Morínigo no dia 14 de agosto,
após derrota para o Atlético no Couto Pereira.
Cuiabá
Apesar de estar uma posição abaixo do Coritiba, em 17º lugar, também com 25 pontos, o Cuiabá tem menos chances de queda que o concorrente paranaense. Os estatísticos da UFMG afirmam que a probabilidade do Dourado cair no Brasileirão é de 41%.
Botafogo
Campeão da Série B em 2021, o Botafogo tem 24,3% de chance de voltar à Segunda Divisão na próxima temporada. Mesmo com as diversas contratações feitas após a venda da SAF alvinegra para o empresário americano John Textor, o Glorioso ocupa apenas a 14ª posição do Brasileirão, com 27 pontos. A equipe carioca não vence há cinco jogos.
Ceará
Outro time que vem de um longo jejum de vitórias é o Ceará. O Vozão perdeu ou empatou em todas as últimas cinco rodadas. Na 15ª posição com 27 pontos, o time agora é treinado pelo ex-meia argentino Lucho González. Sua probabilidade de rebaixamento é de 23,6%.
São Paulo
Semifinalista da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil, o São Paulo vive um momento complicado nos pontos-corridos. Com apenas uma vitória nos últimos oito jogos pelo Brasileirão, o Tricolor é o 13º colocado da tabela, com 29 pontos. A equipe paulistana tem 14% de chance de ser rebaixada ao final da temporada.
Comentários Facebook