Governo já repassou R$ 28 mi para fábrica de vacina contra tuberculose

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Anvisa vai inspecionar, entre os dias 13 e 15 de setembro, a única fábrica no país autorizada a produzir a vacina BCG, contra tuberculose. Interditada há dez meses por inadequações às normas sanitárias, a planta industrial fica localizada na zona norte do Rio de Janeiro.

 

Apesar do fechamento, o governo federal já repassou quase R$ 30 milhões para a construção de uma nova fábrica, na Baixada Fluminense, que garantiria a autossuficiência do Brasil na produção da vacina contra a tuberculose. O problema é que a nova indústria está em obras há mais de 30 anos e nunca produziu uma dose do imunizante, segundo o G1.

 

Ambas unidades pertencem à Fundação Ataulpho de Paiva, responsável pela produção da vacina contra a BCG no Brasil há mais de cem anos.

 

Foi a própria fundação que interditou a linha de produção do norte da capital fluminense, em novembro do ano passado, apósm uma vistoria da agência de vigilância sanitária.

 

Esta é a terceira vez que a indústria de imunizantes foi interditada. A primeira foi em 2016, quando um laudo da Anvisa apontou que a unidade apresentava “risco à saúde da população brasileira e urge a necessidade de finalização das obras da nova fábrica da fundação localizada em Xerém, Duque de Caxias-RJ”.

 

Devido a interrupção na produção nacional, o Ministério da Saúde passou a importar os imunizantes, e diminuiu a quantidade de doses enviadas aos estados e municípios. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...