TRE forma maioria para cassar candidatura de Daniel Silveira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Regional do Regional Eleitoral (TRE-RJ) formou maioria, na tarde desta sexta-feira (2/9), para cassar a candidatura do deputado federal Daniel Silveira (PTB) ao Senado. Por cinco votos a dois, a Corte avaliou que o bolsonarista está inelegível por conta do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ??? que o condenou a oito anos e nove meses de prisão por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições.

Apesar de Silveira ter recebido um indulto individual do presidente Jair Bolsonaro (PL), cinco integrantes do TRE votaram para impugnar a candidatura do bolsonarista, por entenderem que o benefício não afasta os efeitos secundários da pena. Neste caso, a inelegibilidade.
  • Daniel Silveira, o deputado antissistema que Bolsonaro transformou em herói
A maioria seguiu o entendimento da procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira. “O decreto presidencial tem se sujeitado a muita controvérsia, no âmbito acadêmico e político, entretanto, o que não é controverso, muito pelo contrário, e sedimentado pela jurisprudência, não é de hoje, é que o indulto não alcança os efeitos secundários da pena”, afirmou a PRE.
O desembargador Tiago Santos pediu mais tempo para analisar o caso, e o julgamento só deve ser concluído na próxima semana. A magistrada Kátia Junqueira também deverá ler seu voto na sessão.
No Supremo, Daniel Silveira foi condenado por 10 votos a um, no dia 20 de abril, por estimular atos antidemocráticos. Ele recebeu um ???perdão??? do chefe do Executivo, mas está inelegível por oito anos. O bolsonarista tenta uma cadeira no Senado pelo Rio de Janeiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereador Anderson Xará sofre tentativa de homicídio em Alagoinhas

Anderson Xará (PP), vereador de 47 anos, foi alvo de uma tentativa de homicídio na noite de sexta-feira no bairro Marechal Floriano, em...

Deputada pede que PGR apure como Silvinei obteve passaporte falso

Luciene Cavalcante (PSOL-SP) pediu à PGR a abertura de um procedimento investigatório para esclarecer como o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques,...

Filipe integrou núcleo 2, que planejou minuta do golpe e assassinatos

Ex?assessor internacional de Bolsonaro integra núcleo 2 da denúncia sobre trama golpista O ex?assessor para Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, é...