Nova rodada da pesquisa Ipec (antigo Ibope) no Piauí mostra o ex-prefeito de Teresina e candidato do União Brasil Silvio Mendes à frente na disputa pelo governo do estado com 43% de intenções de voto. Em segundo lugar, está Rafael Fonteles (PT), que pontuou com 29%.
Mendes subiu cinco pontos percentuais em relação ao último levantamento, de 22 de agosto, em que teve 38%, seguido de 23% de Fonteles, que também cresceu na nova rodada.
O resultado é referente à pesquisa estimulada, modalidade em que os nomes dos candidatos são mostrados ao entrevistado.
Veja o desempenho de cada postulante:
Silvio Mendes: 43% Rafael Fonteles: 29% Coronel Diego Melo (PL): 3% Gessy Lima (PSC): 1% Geraldo Carvalho (PSTU): 1% Gustavo Henrique (Patriota): 1% Lourdes Melo (PCO): 1% Ravenna Castro (PMN): 1% Madalena Nunes (PSol): 0% Brancos e nulos: 10% Não souberam: 10% No levantamento espontâneo, ou seja, em um cenário em que os eleitores dizem em que vão votar sem que se aponte as opções, Mendes alcançou 26%, enquanto Fonteles ficou com 17%.
Outros 44% não sabem quem vão escolher e 8% disseram anular ou votar em branco.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Confira o resultado completo:
Silvio Mendes: 26% Rafael Fonteles: 17% Coronel Diego Melo: 1% Gessy Lima: 0% Geraldo Carvalho: 0% Outros: 5% Brancos e nulos: 8% Não souberam: 44% Os demais candidatos não pontuaram.
Segundo turno A pesquisa também mediu as intenções de voto para o segundo turno no estado. Em uma eventual disputa entre Silvio Mendes e Rafael Fonteles, o candidato do União Brasil levaria por 50% contra 34% do petista.
O levantamento ouviu 800 pessoas em 38 municípios do Piauí entre 9 e 12 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob código PI-05214/2022.
Entenda a diferença entre votar nulo ou branco:
O post Ipec: Silvio Mendes cresce e vai a 43% no Piauí; Fonteles tem 29% apareceu primeiro em Metrópoles.
Comentários Facebook