IPEC: Lula oscila positivamente e aumenta distância para Bolsonaro no 1º turno

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou 2% positivamente na nova pesquisa do Ipec e aumentou a distância para o segundo colocado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), na disputa presidencial deste ano. De acordo com o levantamento, publicado pelo instituto na noite desta segunda-feira (12), o petista pode vencer as eleições no primeiro turno.

 

Lula, que aparecia com 44% das intenções de voto na última pesquisa, chegou a 46% no levantamento desta semana. Bolsonaro manteve a mesma pontuação, com 31% da preferência.

 

Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) que oscilou negativamente de 8% para 7%. A senadora Simone Tebet (MDB), em quarto, manteve os 4% apresentados na pesquisa anterior.

 

Com 1%, aparecem a senadora Soraya Thronicke (União) e o empresário Felipe D’Ávila (Novo), ambos mantendo as pontuações do levantamento da semana anterior. Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

 

A pesquisa aponta que Lula poderia vencer no primeiro turno caso as eleições fossem hoje, pois a pontuação do petista (46%) supera a soma de seus adversários (44%). Brancos e nulos somaram 6%, enquanto 4% não souberam ou não responderam.

 

O Ipec entrevistou 2.512 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro, em 158 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AstraZeneca leva à COP30 debate inédito sobre descarbonização do SUS

A COP30, Belém abriu espaço para uma nova leitura sobre saúde e clima. A AstraZeneca anunciou, em parceria com a IQVIA, resultados preliminares...

PF aponta Weverton Rocha como sócio oculto em esquema de fraudes no INSS; STF nega pedido de prisão

A Polícia Federal aponta o senador Weverton Rocha (PDT-MA) como suspeito de ser o beneficiário final e sócio oculto de um esquema de...

Farra do INSS: amiga de Lulinha tem firma de “intermediação de negócios”

Alvo de busca e apreensão em 18/12, Roberta Luchsinger, herdeira de um banqueiro do Credit Suisse, comanda a RI Consultoria e Intermediações LTDA,...