Prometido em 2016 após o boxeador Robson Conceição conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Centro de Boxe e Artes Marciais será entregue pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), nesta quarta-feira (14), às 11h. O equipamento esportivo está localizado próximo ao Largo de Roma, em Salvador, e se chamará Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia Waldemar Santana.
O Centro de Boxe e Artes Marciais tem 2.762,69 metros quadrados de área construída e custou cerca de R$ 5 milhões ao Governo da Bahia. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O equipamento esportivo servirá para aulas de diferentes modalidades de lutas como boxe, judô, taekwondo, muay thai, MMA, aikido, kung fu e outras, por meio de parceria firmada entre a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) e federações esportivas representativas das modalidades de artes marciais. A proposta é ocupar o espaço com atividades, de segunda a sexta-feira, voltadas para crianças e jovens de 7 a 17 anos, com horários disponibilizados nos turnos matutino e vespertino.
O nome do Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia é em homenagem ao atleta baiano Waldemar Santana, das artes marciais, principalmente de jiu-jitsu, mas também do boxe, luta livre, capoeira e vale-tudo.
Waldemar Santana se mudou de Salvador para o Rio de Janeiro na década de 40, onde ajudou Hélio Gracie a difundir lutas marciais no Brasil, principalmente o jiu-jitsu e vale-tudo. Posteriormente, ele recebeu o apelido de Leopardo Negro. O baiano disputou 286 combates, dentre eles contra o próprio Hélio Gracie em 1955. Waldemar Santana faleceu em Salvador no ano de 1984.
Comentários Facebook