Setembro também é voltado para a conscientização sobre cânceres ginecológicos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Cinco tipos de cânceres ginecológicos podem atingir o aparelho reprodutor: colo de útero, ovário, endométrio (também chamado de corpo do útero), vagina e vulva. Tal agravo é motivo da campanha de conscientização “Setembro em Flor”, promovido durante todo este mês.

 

Segundo o Inca, serão registrados entre as brasileiras em 2022 cerca de 30 mil novos casos dos três principais tipos de cânceres ginecológicos: colo de útero (16,7 mil), ovário (6,6 mil) e endométrio (mais de 6,5 mil).

 

São essenciais ao combate destas doenças medidas preventivas, como a realização de exames Papanicolau e a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

 

De acordo com o instituto, dos três tipos ginecológicos mais frequentes, o tumor maligno de colo de útero é a terceira causa de morte feminina por câncer no país, atrás de mama e colorretal. Em 2022, a Bahia deve registrar 1.090 casos desse tipo de tumor (Inca).

 

“Diante desse cenário, é extremamente importante chamar a atenção para a importância da prevenção, sobretudo quando se fala em câncer de colo de útero, intimamente ligado a infecções persistentes por tipos oncogênicos do HPV, contra o qual há vacina para meninas e meninos disponível também no SUS”, reforça a ginecologista Ana Gabriela Travassos, professora de Medicina da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

 

A especialista chama a atenção ainda para a importância de consultas regulares com o ginecologista, o que inclui a realização do Papanicolau, que pode detectar lesões pré-malignas. “O exame é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos sem alterações”, explica a médica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...