Rui pretende ampliar assistência em saúde para suprir demanda absorvida por filantrópicos

Publicado:

O governador Rui Costa (PT) falou, na manhã desta quarta-feira (14), sobre a ampliação de serviços de assistência em saúde, em especial o tratamento de câncer, na rede estadual baiana. 

 

De acordo com ele, o estado está fazendo o esforço de assumir progressivamente esse tipo de atendimento de forma direta por conta da dificuldade que os hospitais filantrópicos e privados estão enfrentando devido aos baixos valores pagos pelo governo federal através da “tabela SUS”.

 

“Essa é uma pedra que temos em nosso sapato. No Brasil inteiro, em função de termos um governo federal que não prioriza a saúde pública, que não tem reajustado a tabela de serviços do SUS, todos os serviços estão com preços absolutamente defasados”, avaliou.

 

Segundo Rui, alguns serviços, como os oncológicos e renais, são predominantemente prestados por entes filantórpicos ou privados. Assim, por conta da resistência na ampliação, são ofertados em um número e numa velocidade abaixo da necessidade. 

 

“Esse serviço, que é muito caro, portanto, há uma limitação na oferta devido a esse preço defasado”, acrescentou o petista, categorizando a situação como proveniente de uma crise nacional de respostas. “Ao internalizar esse serviço, na verdade, o estado está assumindo os custos não remunerados pelo governo federal”. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião de transporte médico cai e deixa 4 mortos nos Estados Unidos

Um trágico acidente abalou a comunidade da Nação Navajo, no norte do Arizona, onde um avião de transporte médico caiu e incendiou-se, resultando...

Vídeo: relógios de luxo do prefeito de Ananindeua são apreendidos

Na manhã de terça-feira, 5 de agosto, uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desvendou uma coleção...

Com a presença de Moraes, TSE empossa novos ministros

Em uma cerimônia marcante, realizada na terça-feira (5/8), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu as boas-vindas aos novos ministros Floriano de Azevedo Marques...