Rui pretende ampliar assistência em saúde para suprir demanda absorvida por filantrópicos

Publicado:

O governador Rui Costa (PT) falou, na manhã desta quarta-feira (14), sobre a ampliação de serviços de assistência em saúde, em especial o tratamento de câncer, na rede estadual baiana. 

 

De acordo com ele, o estado está fazendo o esforço de assumir progressivamente esse tipo de atendimento de forma direta por conta da dificuldade que os hospitais filantrópicos e privados estão enfrentando devido aos baixos valores pagos pelo governo federal através da “tabela SUS”.

 

“Essa é uma pedra que temos em nosso sapato. No Brasil inteiro, em função de termos um governo federal que não prioriza a saúde pública, que não tem reajustado a tabela de serviços do SUS, todos os serviços estão com preços absolutamente defasados”, avaliou.

 

Segundo Rui, alguns serviços, como os oncológicos e renais, são predominantemente prestados por entes filantórpicos ou privados. Assim, por conta da resistência na ampliação, são ofertados em um número e numa velocidade abaixo da necessidade. 

 

“Esse serviço, que é muito caro, portanto, há uma limitação na oferta devido a esse preço defasado”, acrescentou o petista, categorizando a situação como proveniente de uma crise nacional de respostas. “Ao internalizar esse serviço, na verdade, o estado está assumindo os custos não remunerados pelo governo federal”. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasília Kart Series agita o Kartódromo Ayrton Senna; confira

O Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, foi palco de uma intensa disputa durante a 8ª etapa da Brasília Kart Series (BKS) neste domingo,...

Falta menos de um mês para o Enem. Confira etapas e não perca datas

A contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 começou. Menos de um mês separa os estudantes...