Primeira-ministra da Suécia reconhece vitória da direita e renuncia

Publicado:

S??O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, que estava no cargo havia menos de um ano, renunciou nesta quarta-feira (14), abrindo caminho para a formação de um novo governo após reconhecer a vitória do bloco de oposição que, entre seus membros, possui representantes da ultradireita no país nórdico.

Os resultados finais do pleito ainda não foram divulgados ???a expectativa é de que sejam tornados públicos até este final de semana???, mas Andersson, uma social-democrata, disse a jornalistas que a apuração inicial já confirma a vitória do bloco direitista.

Os últimos números oficiais divulgados no país após as eleições de domingo (11) mostram que a aliança formada pelos Moderados, os Democratas Suecos, os Democratas Cristãos e os Liberais obterá 176 assentos no Parlamento composto por 349 cadeiras. Já a centro-esquerda, tradicional no governo do país, levaria 173.

Em uma região com tradição democrata e à esquerda, o resultado das eleições representou uma virada na balança de poder. Os Democratas Suecos, partido com forte discurso antimigração, até aqui se consolidou como o maior partido à direita, com 20,6% dos votos. Em segundo lugar, estão os Moderados, com 19,1%.

“Quando houver um novo governo, vou liderar a social-democracia na oposição”, afirmou a primeira-ministra, durante entrevista coletiva, segundo relato da emissora pública SVT. “Nós, sociais-democratas, estamos dispostos a cooperar com quem quiser fazer parte da solução dos problemas que nosso país enfrenta.”

Magdalena Andersson foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra na história da Suécia. O fez em novembro passado, quando passou a liderar um governo minoritário, após um colapso na coalizão governista levar à renúncia de seu antecessor, Stefan Löfven.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marsupial ‘fluorescente’ é flagrado em floresta na Tasmânia

Um marsupial de características fascinantes, conhecido como quoll oriental (Dasyurus viverrinus), foi recentemente flagrado brilhando de forma surpreendente na floresta da Tasmânia. Essa...

Naufrágio no Iêmen deixa ao menos 76 migrantes mortos e vários desaparecidos

Um trágico naufrágio na costa do Iémen resultou na morte de pelo menos 76 migrantes, a maioria etíopes, com dezenas de outros ainda...

Negócios voltados aos baby boomers disparam nos EUA

Nos Estados Unidos, a geração baby boomer está moldando o futuro econômico do país de forma notável. A cada ano, esse grupo, que...