Luana Araújo critica corte no Farmácia Popular: ‘Fundo do fundo do poço’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A infectologista Luana Araújo, que ganhou evidência após depoimento criticando a gestão federal da pandemia na CPI da COVID, foi às redes para  se manifestar sobre o corte de cerca de 60% do orçamento do programa Farmácia Popular do Brasil previsto pelo governo Bolsonaro para 2023.
Na quinta-feira (15/9), em seu perfil no Instagram, a médica salientou que o corte favorece o repasse de mais verbas para as emendas do orçamento secreto, destinadas aos parlamentares do Congresso Nacional. O programa oferece, além de medicamentos gratuitos na rede particular de farmácias e drogarias, subsídio para a compra de fraldas geriátricas, ponto destacado por Luana Araújo.
???Num pensamento rápido, vocês podem lembrar de pessoas com deficiências físicas e/ou mentais, idosos e idosas em situação de fragilidade e em condições socioeconômicas trágicas, certo? Não precisou de muito esforço. Pois bem: são essas as pessoas que estão sendo CONDENADAS A SE BANHAR NOS PR??PRIOS DEJETOS para que dinheiro público seja distribuído com fins ANTIDEMOCRÁTICOS. E não é sobre a sujeira e a humilhação não: a ausência de fraldas propicia o aumento de infecções urinárias, lesões e infecções de pele, dentre outras afecções???, escreveu.
Leia mais: Infectologista Luana Araujo superou um câncer e se dedica à saúde pública
Veja a postagem:

Corte bilionário

O corte no Farmácia Popular foi revelado em matéria publicada n???O Estado de S. Paulo na semana passada. Em novas reportagens, o jornal divulgou que o corte de R$ 1,2 bilhão no programa, quase 60% do orçamento de 2022, afetará a distribuição de medicamentos para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, asma, dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de medicamentos anticoncepcionais e a distribuição de fraldas geriátricas.
Fundado em 2004, o Farmácia Popular do Brasil é um programa que oferece alguns medicamentos de forma gratuita e outros com subsídios de até 90% do valor total do produto. Os beneficiários podem retirar os remédios em estabelecimentos da rede particular conveniados.
Entidades do ramo farmacêutico e especialistas ouvidos pelo Estado de Minas alertaram para o risco de sobrecarga do Sistema ??nico de Saúde representado pelo corte bilionário no orçamento do Farmácia Popular. 
???São doenças que têm uma alta taxa de incidência e tem essa questão de que são medicamentos de uso contínuo. Se a pessoa não aderir completamente ao tratamento, vai interferir em toda a condição daquela doença. A falta de um antihipertensivo, por exemplo, faz com que a pessoa acabe tendo que usar mais outras portas de entrada do SUS, como atendimentos de urgência e emergência???, explicou a farmacêutica e  diretora-executiva da ONG Universidades aliadas por medicamentos essenciais (UAEM), Luciana de Melo.
A menos de um mês da eleição, a campanha de Jair Bolsonaro (PL) se preocupou com o impacto da medida nas chances de sua recondução ao Planalto. Em coluna no portal G1, o comentarista Valdo Cruz informou que o presidente chegou a pedir que os ministros Paulo Guedes (Economia) e Marcelo Queiroga (Saúde) trabalhassem para rever a medida.
Em entrevista à CNN Brasil durante agenda de campanha em Natal-RN na quarta-feira (14/9), Bolsonaro disse que a questão do Farmácia Popular será analisada no ano que vem

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Réveillon do Rio Janeiro é reconhecido como o maior do mundo pelo Guinness Book

Rio de Janeiro recebe o Réveillon mais disputado do mundo, segundo o Guinness World Records. O reconhecimento ocorreu após a análise de critérios...

Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia

Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia Sete pessoas foram Internadas na segunda-feira (29) em Ribeira do Pombal, interior...

Serviços online do Bradesco apresentam falhas nesta terça-feira, dizem clientes

Falhas nos canais digitais do Bradesco foram relatadas nesta terça-feira, com usuários comentando Pix não funciona, aplicativo fora do ar e Bradesco Cartões...