Bolsonaro é o candidato que mais se reuniu com empresários na campanha

Publicado:

Ao longo do primeiro mês da campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato que mais se encontrou com empresários em relação aos demais adversários que disputam a Presidência da República.

O levantamento do Metrópoles considerou a data de início de campanha, em 16 de agosto, até o dia 16 de setembro, quando esta reportagem foi finalizada. Foram consideradas apenas as quatro campanhas com maior número de intenção de voto na corrida presidencial.

Segundo a pesquisa, que teve como base as agendas divulgadas pelas assessorias de campanha dos presidenciáveis, Bolsonaro teve três compromissos com o segmento empresarial nos últimos 30 dias. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) tiveram duas agendas com empresários no mesmo período cada um. Já Simone Tebet (MDB), teve um compromisso com o segmento.

Veja a relação completa abaixo:

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Há um consenso entre todas as campanhas de candidatos que vão disputar o Planalto que, se a corrupção foi o tema principal das últimas eleições gerais, o foco deste ano é a recuperação da economia.

De olho nesse cenário, o presidente Jair Bolsonaro aumentou as agendas com o empresariado em 80% de janeiro a agosto deste ano, como mostrou o Metrópoles recentemente.

O cientista político André César avalia que as procuras de Bolsonaro pelo empresariado refletem uma tentativa de reviver a agenda econômica liberal que o ajudou a se eleger, em 2018. ???Se você olhar os quase quatro anos de administração, podemos considerar que essas promessas de campanha dele e do Paulo Guedes não se materializaram. Em especial durante a pandemia, o presidente foi perdendo apoio do empresariado???, explica.

???Nessas agendas, Bolsonaro tenta se mostrar um candidato preocupado com as grandes questões da economia, que é o grande tema e a grande preocupação do eleitor na hora de definir seu voto. A estratégia dele, portanto, será recuperar o terreno perdido nos últimos tempos pelos deslizes do próprio governo???, prossegue.

Demais segmentos Para o levantamento, o Metrópoles distribuiu as agendas dos candidatos em cinco segmentos:

político ??? para agendas gerais, como motociata, caminhadas e lançamentos de campanha de aliados, entre outros; imprensa ??? para entrevistas a veículos de imprensa e participações em debates, sabatinas e podcasts; empresariado ??? encontros com executivos dos mais variados setores; religioso ??? agendas com líderes evangélicos e participações em cultos, por exemplo; e feminino ??? para compromissos voltados ao eleitorado. Apesar de ter mais agendas com empresários, Bolsonaro é o presidenciável que menos usa os meios de comunicação em favor próprio. Desde o início da campanha, o candidato teve sete compromissos com a imprensa, sendo a maior parte deles a participação em sabatinas e debates presidenciais.

Por outro lado, Ciro Gomes é o candidato que mais explora o segmento, com 14 agendas com a imprensa. Na sequência aparecem Tebet e Lula, com nove e sete compromissos voltados aos meios de comunicação, respectivamente.

Evangélicos e mulheres Entre os religiosos, a candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, foi quem mais teve agendas com o grupo nos primeiros 30 dias de campanha ??? foram três ao todo. Bolsonaro teve dois compromissos com o segmento no mesmo período, enquanto Lula teve apenas um. Ciro Gomes não registrou agendas com religiosos desde o início da campanha.

Levando em conta apenas as agendas voltadas ao eleitorado feminino, Bolsonaro e Tebet empatam no número de compromissos com o público. No último mês, os dois tiveram três agendas cada um com mulheres.

Os dados evidenciam a estratégia da campanha do atual titular do Palácio do Planalto para reverter a rejeição entre o eleitorado. Segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha, Bolsonaro é reprovado por 47% das mulheres do país.

No primeiro mês de campanha, Lula teve apenas um compromisso de campanha com as mulheres. Já Ciro não registrou agendas com o público.

Para Arthur Fisch, pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV, a rejeição do eleitorado feminino a Bolsonaro dá margem para outros candidatos buscarem crescimento. ???Essa rejeição é muito marcante e dá espaço para que outros candidatos alavanquem suas candidaturas. O voto feminino é central, é a maior parte do eleitorado, e a questão é: quem vai conseguir mobilizar mais esse eleitorado e como???, explica.

Ciro e Tebet tem mais agendas Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente, nas mais recentes pesquisas eleitorais de intenção de voto. No esforço para reduzir a polarização ??? hoje centralizada em Lula e Bolsonaro ??? Ciro e Tebet têm feito mais agendas pelo país para tentar conquistar o eleitorado do petista e do atual presidente.

Segundo o levantamento do Metrópoles, o candidato do PDT ao Planalto foi quem mais teve compromissos no primeiro mês de campanha ??? 79 no total. No mesmo período, a emedebista teve 71 agendas. Bolsonaro e Lula tiveram 43 e 33 compromissos de campanha, respectivamente.

O post Bolsonaro é o candidato que mais se reuniu com empresários na campanha apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinco mineiros seguem presos em mina no Chile; buscas continuam

As operações de resgate na mina El Teniente, no Chile, continuam intensas após um terremoto de magnitude 4,2 que resultou no colapso de...

Tarcísio anuncia auxílio moradia para vítimas de incêndio em Santos

Em um gesto decisivo diante da tragédia, o governo de São Paulo anunciou um robusto auxílio moradia para as vítimas do devastador incêndio...

Lição de Trump (por Cristovam Buarque)

Seis décadas se passaram desde que os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson orientaram os militares brasileiros a derrubar João Goulart,...