Novos salva-vidas de Salvador passam por capacitação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os novos salva-vidas que atuarão nas praias da capital baiana serão treinados a partir da próxima segunda-feira (19). As aulas ficam por conta da Coordenadoria de Salvamento Aquático de Salvador (Salvamar) e vão ser realizadas na sede do órgão, em Patamares, até o mês de dezembro, contabilizando mais de 160 horas de aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Os novos salva-vidas conheceram a ementa do curso nesta sexta-feira (16).

 

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, disse que, neste momento, 17 novos salva-vidas passarão pela capacitação. “Esses agentes ainda não estão capacitados para as praias, para atuar na linha de frente junto com os demais salva-vidas. Então é necessário o curso de capacitação para formar os servidores para que, a partir do início do verão, estejam aptos a atuar, com supervisão dos colegas. ?? muito bom ter um quadro novo, traz ânimo para toda a equipe, que se enxerga valorizada pela Prefeitura recebendo esses novos contratados”, pontuou.

 

De acordo com o chefe do setor de Treinamento, Jou Alexandre Oliveira, o treinamento vai trabalhar os padrões nacionais e internacionais, indicados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), pela International Life Saving Association e a American Heart Association, além do protocolo PHTLS de atendimento pré-hospitalar.

 

“O treinamento para prevenção é fundamental, desenvolvendo esse programa de capacitação e uma requalificação, visando executar ações para melhor funcionalidade da Salvamar. Vamos capacitar e formar esse corpo de salva-vidas dentro da atualização técnica, prevenindo afogamentos e diminuindo a incidência de óbitos na cidade”, disse Oliveira. 

 

O conteúdo da capacitação engloba prevenção ao afogamento, treino físico, condições de saúde do salva-vidas, salvamento aquático desportivo (teoria e prática), jiu-jitsu aquático (teoria e prática), suporte básico de vida (SBV) no afogamento (teoria e prática), conceitos fundamentais de SBV, SBV em lactantes e crianças, SBV em adultos, SBV em engasgo e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), prática em SBV, classificação do afogamento, aspectos jurídicos na relação salva-vidas e banhistas, perfil epidemiológico dos óbitos por afogamento e tartarugas marinhas do litoral norte da Bahia. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carnaval de SP terá show de Ivete Sangalo em bloco de rua pela 1ª vez

Ivete Sangalo fará sua primeira apresentação em um bloco de rua do Carnaval de São Paulo, conforme anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes. O...

Muricy Ramalho explica motivo de ter deixado cargo no São Paulo; veja

Nesta sexta-feira (23/1), Muricy Ramalho deixou o cargo de coordenador de futebol do São Paulo Futebol Clube em comum acordo com o...

Médico e ex-secretário de saúde, Jorge Solla elogia MEC e afirma que OAB da Medicina “não é a solução”

Médico e deputado baiano Jorge Solla elogiou o MEC pela realização do Enamed e afirmou que a pressão pela criação da “OAB da...