Secretarias ainda não foram orientadas sobre aplicação de vacina contra monkeypox

Publicado:

Há algumas semanas do término do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde para a chegada do primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos, as secretarias municipais de Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não foram orientadas sobre como acontecerá ou quais serão os critérios utilizados para a aplicação do imunizante. 

 

A informação foi confirmada pela própria Sesab e pela pasta responsável pela gestão da Saúde na capital baiana. De acordo com ambas, não houve nenhum comunicado oficial do governo federal sobre o assunto. 

 

Entretanto, segundo o próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta primeira leva, que deverá desembarcar até o fim deste mês, serão disponibilizados 50 mil doses (veja aqui). O imunizante é o mesmo usado para o combate da varíola.

 

De acordo com o ministério, serão beneficiados grupos específicos, incluindo os profissionais de saúde que lidam com amostras de infectados e pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas. 

 

As negociações para a aquisição do fármaco estão acontecendo junto ao laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, conta com a intermediação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população

Suspeitas de sarampo no Tocantins acedem alerta

Casos elevam alerta nacional; Acre decreta emergência e Brasil intensifica campanhas de vacinação.