ACM Neto é um dos candidatos a governo que mais investiram em impulsionamento

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ACM Neto (União) é um dos candidatos ao governo que mais investiram em impulsionamento nas redes sociais nestas eleições. De acordo com levantamento do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, candidatos aos Executivos dos estados já investiram R$ 16,3 milhões nas redes, principalmente o Instagram e o Facebook para divulgar a campanha.

 

O levantamento foi feito com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que constatou que os cinco candidatos que mais aplicaram verba para aumentar o alcance de posts são do Nordeste, sendo dois do Ceará e três de Pernambuco.

 

O candidato que mais investiu nas redes foi Roberto Cláudio, que tenta o governo do Ceará pelo PDT. No total, o pedetista desembolsou R$ 2,07 milhões. Somente no Instagram, ele tem 231 mil seguidores. Em segundo lugar no ranking está Elmano de Freitas (PT), que também busca o governo do Ceará e tem 79,6 mil seguidores no Instagram.

 

Os outros três candidatos que completam o top 5 do ranking são de Pernambuco. Raquel Lyra (PSDB) aplicou R$ 669 mil e, de acordo com o último levantamento do Ipec, está em segundo lugar. A candidata aparece 25 pontos atrás da primeira colocada, Marília Arraes (Solidariedade).

 

Em seguida, aparecem Miguel Coelho (União Brasil), que investiu R$ 620 mil no impulsionamento de publicações, e Anderson Ferreira (PL), que gastou R$ 520 mil. Neto aparece na sétima colocação com gasto de R$ 442 mil.

 

O TSE regulamentou o uso de verbas da campanha para impulsionamento de publicações nas redes sociais em 2018, mas definiu algumas regras. De acordo com o órgão, o postulante pode pagar para que seu post tenha visibilidade maior nas redes sociais, mas a tática não pode ser feita com o uso dos chamados “robôs”, que distorcem o número de visualizações do conteúdo. Além disso, esse tipo de propaganda está vetada no dia das eleições.

 

Foto: Reprodução / Metrópoles

 

A Justiça Eleitoral também determinou que os posts não podem ter como único objetivo desqualificar o adversário. Caso haja descumprimento dessa regra, o conteúdo deverá ser retirado das redes ou deve haver direito de resposta, também impulsionado.

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