Saúde promove ação de multivacinação em Brasília neste sábado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Logo Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina no próximo dia 30. Iniciada em 8 de agosto, a campanha se encerraria no dia 9 de setembro, mas foi prorrogada pelo ministério por causa do baixo índice de cobertura vacinal.ebcebc

Neste sábado (24), em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, promoverá ato de vacinação contra a poliomielite e outras doenças, a partir das 8h, no Parque da Cidade, no estacionamento em frente à administração do parque.

Em vídeo divulgado pelo ministério, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pede aos pais ou responsáveis que levem os filhos aos postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde de todo o país. ???São mais de 38 mil [salas] espalhadas pelo país. Vacinas contra a pólio e outras vacinas para crianças estão disponíveis???, disse o ministro.

Notícias relacionadas:

  • Campanha de multivacinação em crianças e adolescentes é prorrogada.

Em vídeo divulgado pelo ministério, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pede aos pais ou responsáveis que levem os filhos aos postos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde de todo o país. ???São mais de 38 mil [salas] espalhadas pelo país. Vacinas contra a pólio e outras vacinas para crianças estão disponíveis???, disse o ministro.

Até o momento, 35% das crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

De acordo com a pasta, a campanha também objetiva atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 anos contra diversas doenças. Atualmente, pouco mais de 2,8 milhões de pessoas foram vacinadas na Campanha Nacional de Multivacinação em crianças e adolescentes, com aplicação de 5,8 milhões de doses em todo o país.

A meta é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Durante o evento de amanhã, em Brasília, estão previstas também ações de aferição de pressão, teste de diabetes, práticas integrativas e demais orientações para promover a prevenção e promoção da saúde à população.

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

*Com informações do Ministério da Saúde

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...