O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), retomou o projeto “Leitura Sem Fronteiras”, criado, originalmente, pela Academia de Letras da Bahia em 2019, pelo então presidente Joaci Goes, hoje à frente do Instituto Geográfico. O projeto consiste na instalação de estantes com livros em espaços públicos e privados, para atender diversos perfis de leitores. A proposta foi concebida para operar nos 417 municípios da Bahia.
Para colocar em prática o projeto, o Instituto conta com o apoio da sociedade civil pela doação de livros. “Além do estímulo à leitura, este projeto tem o caráter educativo, pois, para a retirada do livro do espaço, caso, no momento, não tenha outro para repor na estante, o leitor assume o compromisso moral e ético, consigo próprio, de devolver a publicação para manter viva a dinâmica da rede de leitores”, explica Joaci.
Ainda de acordo com o presidente do IGHB, “precisamos colocar o livro no centro das atenções gerais, de modo a fomentar a leitura em nosso país, que apresenta um dos mais baixos índices de leitores. Sabemos que a leitura exerce o papel extraordinário de transformar as pessoas”, ressalta Joaci Góes.
O acervo bibliográfico que o IGHB disponibilizará ao público conta com milhares de volumes com conteúdos diversos, a exemplo de obras acadêmicas, científicas, poéticas, românticas, históricas, dentre outros estilos literários.
Comentários Facebook