O Consórcio Nordeste, que reúne governadores da região, divulgou nesta sexta-feira (30/9) uma nota em que rebate as acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o debate de presidenciáveis da TV Globo, nessa quinta-feira (29/9).
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB, foto em destaque), preside o grupo e assina o documento, que chama a atuação do governo federal durante a pandemia da Covid-19 de ???desastrosa???. Os governantes afirmam que, confrontado, o mandatário ???tentou desclassificar o trabalho dos governadores do Nordeste colocando sob suspeita a aquisição de respiradores???.
O consórcio reafirmou ter sido alvo de fraude: ???E como tal denunciou às autoridades policiais competentes. Os envolvidos foram presos, estão sendo processados e os recursos empregados já começaram a ser devolvidos???.
A nota destaca as medidas tomadas pelo grupo, que teria agido durante a emergência sanitária ???com base nas melhores evidências científicas???, como a criação de um Comitê Científico, a compra de equipamentos hoje incorporados aos patrimônios estaduais de forma permanente e o programa Nordeste Acolhe, que concedeu pensão aos órfãos da pandemia.
???O Brasil está vendo ressurgir doenças que se considerava erradicadas há décadas, como a poliomielite, graças à irresponsabilidade de um presidente que fez política rasteira durante a maior crise sanitária já enfrentada pela humanidade, deixando um rastro de 700 mil brasileiros mortos pelo caminho???, finaliza o pronunciamento.
Veja a nota completa:
O post Consórcio Nordeste rebate acusações de Bolsonaro: ???Política rasteira??? apareceu primeiro em Metrópoles.
Comentários Facebook