TCU começou a planejar plano de auditoria das urnas em 2020

Publicado:

O Tribunal de Contas da União começou a planejar sua participação nas eleições, até então inédita na história do Brasil, no final de 2020. Na época, os ministros chegaram à conclusão que os ataques às urnas eletrônicas poderiam chegar a patamares antidemocráticos.

O presidente do TCU, Bruno Dantas, disse à coluna que a decisão foi tomada após auditores do tribunal perceberem políticos questionando a lisura das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.

O plano de auditoria começou a ser elaborado já naquele ano e a etapa de prevenção ficou pronta no segundo semestre de 2021. Segundo Dantas, todos os possíveis problemas levantados pelo Tribunal foram mitigados, conjuntamente, com o Tribunal Superior Eleitoral.

A partir de domingo (02/10), começa o plano de ação da auditoria, que não ocorrerá de forma paralela. Os auditores irão acompanhar todos os processos de fiscalização da Justiça Eleitoral e, após as eleições, irão recolher os dados de 4.161 para fins de comparação e checagem.

De acordo com o Tribunal, o número de boletins checados ??? 4.161 ??? garante um grau estatístico de 99% de confiabilidade.

O post TCU começou a planejar plano de auditoria das urnas em 2020 apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretário de SP usa perfil para promover sorteios de eventos privados

Recentemente, Rogério Lins, secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, lançou um sorteio em seu perfil no Instagram, convidando os seguidores...

Zé Rafael diz que Santos precisa encarar todos os jogos como uma final

Na última sexta-feira, Zé Rafael, meio-campista do Santos, conversou com a imprensa no centro de treinamento do clube. O jogador destacou a...

CPMI: parlamentar diz que Crefisa “pagou para ter a folha do INSS”

Durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga descontos indevidos em benefícios do INSS, o senador Marcos Rogério (PL-RO)...