Votos brancos e nulos são descartados durante apuração

Publicado:

Logo Agência Brasil

Ao contrário do que muitos pensam, os votos em branco e os votos nulos não interferem no processo de apuração de um pleito nem anulam uma eleição. Ambos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não possuem valor algum ??? são descartados durante o processo de apuração e considerados apenas como estatística.ebcebc

A Corte destaca que, na Constituição Federal, está previsto que o candidato eleito é aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os votos em branco e os votos nulos, considerados inválidos. Portanto, apenas os votos destinados a um candidato ou a um partido entram na contagem.

???Um dos principais mitos do processo eleitoral se refere a uma suposta interferência dos votos em branco e dos nulos no resultado da eleição. Como são considerados inválidos, esses votos em nada interferem, tampouco beneficiam quaisquer candidatos???, informou o TSE.

Notícias relacionadas:

  • Presidente do TSE apresenta sala de totalização de votos.
  • Eleições: confira prazos previstos pelo TSE até o primeiro turno.

???Um dos principais mitos do processo eleitoral se refere a uma suposta interferência dos votos em branco e dos nulos no resultado da eleição. Como são considerados inválidos, esses votos em nada interferem, tampouco beneficiam quaisquer candidatos???, informou o TSE.

???Muitas fake news afirmam que, neste mesmo exemplo, o voto para presidente deste eleitor seria anulado, pois seria considerado um ???voto parcial???. Mas isso simplesmente não existe???, reforçou o TSE.

De acordo com a Corte, mesmo que a maioria dos eleitores anule o voto ou vote em branco, a eleição não será anulada, já que apenas votos válidos são considerados no pleito.

A Constituição, entretanto, prevê a necessidade de marcação de uma nova eleição caso a nulidade atinja mais da metade dos votos do país em decorrência de constatação, pela Justiça Eleitoral, de fraude no pleito ??? como, por exemplo, eventual cassação de um candidato eleito condenado por compra de votos.

Abstenção

Dados do TSE mostram que a abstenção ou o não comparecimento de eleitores às urnas causa prejuízos financeiros ao país. Nas eleições gerais de 2010, o impacto foi de R$ 195,2 milhões, considerados primeiro e segundo turno. A cifra baseia-se no custo médio do voto para o Brasil no pleito daquele ano, calculado em R$ 3,63 por eleitor.

???Ainda que o voto não fosse obrigatório, a Justiça Eleitoral é legalmente designada a preparar as eleições para atender a totalidade dos que podem votar???, informou o tribunal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prisões por venda irregular de bebidas chegam a 51 em São Paulo

Uma enorme fiscalização ocorreu no estado de São Paulo durante o último fim de semana. Agentes do Procon, em parceria com a Polícia...

Frente fria chega a São Paulo a partir de segunda-feira com chuvas e rajadas de ventos

Uma nova frente fria está a caminho de São Paulo e promete trazer instabilidades a partir de segunda-feira. A Defesa Civil do estado...

Mais brincadeira, menos tela: Confira dicas para uma infância saudável

Vivemos em um mundo hiperconectado, onde o sono, a alimentação e o brincar ao ar livre são essenciais para o desenvolvimento infantil. O...