TV: Lula leva entrevista em que Bolsonaro diz ter discutido aborto

Publicado:

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou para o horário eleitoral uma entrevista de 2000 em que Jair Bolsonaro (PL) afirma que discutiu a possibilidade de aborto com a ex-mulher.

 

Na peça, um apresentador diz que o presidente é “mentiroso”, para depois mostrar uma declaração dele dizendo “eu sou contra o aborto”.

 

“Mas, numa entrevista, ele já defendeu o aborto de um dos seus filhos. Bolsonaro já defendeu aborto como escolha do casa e disse que quis abortar Renan”, afirma o locutor da propaganda.

 

Leia: Lula e Bolsonaro participam de primeiro debate em 16 de outubro 

 

A declaração citada foi dada em 2000, em uma entrevista à revista Isto ??. Bolsonaro afirmou que o aborto tinha “que ser uma decisão do casal”.

 

A jornalista, então, perguntou se o político já tinha passado por alguma situação que exigisse essa definição. “Já. Passei para a companheira. E a decisão dela foi de manter. Está ali, ó”, respondeu o presidente, apontando para uma foto de Jair Renan, filho que ele teve com Ana Cristina Valle. Na época, o filho 04 do presidente era um bebê.

 

Lula tem investido em temas de costumes na campanha do segundo turno, contra-atacando em temas em que o bolsonarismo tradicionalmente domina.

A campanha do ex-presidente gravou um vídeo em que se diz “a favor da vida” e contra o aborto. “Não só eu sou contra o aborto, como todas as mulheres que eu casei são contra o aborto”, afirma o petista.

 

Leia: Lula a Bolsonaro: ‘Se pensar em morder pernambucano, vai morrer envenenado’ 

 

A campanha de Lula fez anúncios pontuais para que o vídeo seja exibido no YouTube.

 

O aborto é permitido no Brasil apenas em três hipóteses, segundo a legislação: quando a gravidez é resultante de um estupro, quando há risco de morte para a mulher causado pela gravidez ou se o feto for anencéfalo (má formação no cérebro).

 

No início do ano, uma declaração de Lula durante debate da Fundação Perseu Abramo, do PT, foi usada por adversários para dizer que ele era favorável ao aborto. O petista afirmou que o procedimento é um problema de saúde pública.

 

Leia: Bolsonaro depois de Lula dizer que o adversário está nervoso: ‘Vagabundo!’ 

 

“Mulheres pobres morrem tentando abortar, enquanto madames vão para Paris”, afirmou. Depois, o ex-presidente se explicou e disse que não era a favor do procedimento.

 

“Sou contra o aborto, tenho 5 filhos, 8 netos e uma bisneta. O que disse é que é preciso transformar essa questão do aborto em questão de saúde pública, ou seja, que as pessoas pobres que forem vítimas de um aborto tenham condições de se tratar na rede pública de saúde”, disse.

 

O “Beabá da Política”

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

 

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar opera estável após balanço da Petrobras e com atenção ao Fed

Nesta sexta-feira, a movimentação do dólar se mostrou bastante estável, com os mercados financeiros de olho em três grandes fatores: o impacto das...

?O Papel do Congresso e a Política de Narrativas no Brasil

Em uma análise contundente sobre a dinâmica do Congresso Nacional, o cientista político Hussein Kalout expõe a deterioração do decoro parlamentar no Brasil....

Golpe às avessas – desta vez de dentro para fora do Congresso

Na chamada “Festa da Selma”, homenagem à esposa do general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, o Brasil viveu...