Lula segue liderando 2º turno com 51%; Bolsonaro tem 42%, aponta pesquisa Ipec

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança do segundo turno da disputa presidencial. De acordo com o novo levantamento do instituto Ipec, publicado na noite desta segunda-feira (10), o petista se manteve com 51% das intenções de votos totais, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou de 43% para 42% da preferência.

 

Responderam que votariam branco ou nulo, 5% dos entrevistados, enquanto 2% se disseram indecisos quanto ao seu voto no segundo turno da corrida presidencial.

Considerando apenas os votos válidos, da forma contabilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que descarta sufrágios brancos e nulos, Lula aparece com 55% da preferência, ante 45% de Bolsonaro.

 

No cenário espontâneo, quando o entrevistador não apresenta o nome dos candidatos, Lula registrou 49% da preferência, contra 42% de Bolsonaro. Os votos brancos e nulos também somam 5% nesse contexto, enquanto os indecisos chegam a 4%.

 

A pesquisa também mediu o grau de rejeição de ambos os candidatos. O presidente Bolsonaro é rejeitado por 48% (era 50%) do eleitorado brasileiro, enquanto Lula não seria votado por 42% (era 40%) dos entrevistados.

 

Apesar do cenário de estabilidade na corrida presidencial, com variações dentro da margem de erro de 2%, a pesquisa também aponta uma melhora da avaliação do governo Bolsonaro. Os que consideram a gestão bolsonarista ótima ou boa subiram de 35% para 38%, enquanto aqueles que avaliam como ruim ou péssima oscilaram de 42% para 41%.

 

O Ipec entrevistou 2.000 eleitores presencialmente em 130 municípios brasileiros, entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº BR-02853/2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índia: líderes defendem IA no crescimento econômico e bem-estar social

A Cúpula de Impacto da IA 2026, realizada em Nova Délhi, terminou neste sábado (21/2) com a adoção da Declaração de Nova Délhi, documento...

A estratégia do partido do MBL para crescer na região Nordeste

Divulgação O Missão, partido criado pelo MBL e que tem Renan Santos como presidenciável, traçou uma estratégia para tentar crescer no Nordeste, região onde o...

Eduardo Bolsonaro, o diplomata do caos no banco dos réus

Eduardo Bolsonaro, o “03”, sempre se achou um diplomata sem embaixada, um articulador global da extrema direita que poderia dobrar as instituições brasileiras a...