Ranking das seleções campeãs da Copa do Mundo é corrigido

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A diretoria desta coluna decidiu alterar alguns dos campeões mundiais.

Em 1930, ficou mantido o Uruguai, ampliando para tricampeão, ao considerar 1924 e 1928 como Copas do Mundo, justificando-se aqueles Jogos Olímpicos como competições do porte da Taça Jules Rimet.

Já as Copas de 1934 e de 1938 foram retificadas, por ter a Itália as utilizado como propaganda do fascismo. Tchecoslováquia ficou com o título de 1934 e a Áustria, melhor seleção do mundo, anexada pela Alemanha nazista, é a nova campeã de 1938.

Pelo empenho na construção do Maracanã, além do melhor futebol apresentado durante a maior parte da Copa, 1950 ficou com o Brasil, país-sede, corrigindo-se a falha humana da derrota para a bravíssima Celeste na finalíssima.

Já a Copa de 1954 ficou com a Hungria de Puskas, uma vez ter sido a Alemanha beneficiada pela violência sobre o craque húngaro, além de ter um gol inexistente a favor e um existente surrupiado à Maravilha Magiar na decisão.

1958 não mudou: Brasil campeão, não apenas pela qualidade de seu futebol, mas também pela superação do racismo pois acreditavam-se serem nossos craques destemperados e até ???selvagens???, devido à cor da pele.

Em 1962, é a primeira Copa ganha por um jogador: Garrincha. Na Copa de 1966, a Inglaterra devolveu a taça, devido ao escandaloso roubo no terceiro gol na final sobre a Alemanha: Portugal de Eusébio é o verdadeiro campeão.

Em 1970, a conquista brasileira valeu por duas, tendo em vista o banco de reservas tão bom quanto o timaço em campo.

A Copa seguinte foi retificada, nada de Alemanha, a campeã foi a Holanda de Cróife e Neeskens, devido à Revolução do Carrossel.

Holanda sagrou-se bicampeã em 1978, retirada à Argentina o laurel em razão da brutalidade da ditadura ali instalada, cabendo reprimenda ao Brasil por acumpliciar-se aos fãs da tortura.

Já a de 1982 cabe melhor ao Brasil de Telê Santana, uma vez ser inadmissível o convívio com tamanha injustiça de não terem o doutor Sócrates e companhia levantado aquela Copa.

Em 1986, Maradona é um campeão maior em relação a seu selecionado, devido ao milagre do gol da mão de deus e o outro celestial, quando ele catou vários ingleses.

A Copa de 1990 ficou com os gardelitos, invertendo-se o placar da final com os alemães, mas no Mundial dos EUA, em 1994, não apenas o campeão foi corrigido, mas a final Brasil x Itália foi substituída por Romênia de Hagi x Bulgária de Stoichkov, sagrando-se os búlgaros campeões do mundo.

Em 1998, por toda a bruma de mistério envolvendo aquela final contra a França, o torneio ficou sem campeão. A Bélgica é a merecedora em 2002, por ter sido garfada contra o Brasil em gol de cabeça sem falta.

2006, deixa com a França de Zidane, enquanto 2010 fica com a Holanda tricampeã, em vez do chatinho tico-tico-no-fubá espanhol. Já a de 2014 é da Argentina, cabendo punição ao Brasil por ter jogado daquele jeito contra a Alemanha, parecendo de propósito.

A Copa mais recente também pode ficar com a França Preta, considerando a correção histórica de terem reforçado-se os franceses com afro-capturados das tribos invadidas.

Publiquem-se as correções e contem agora como ficou o ranking dos verdadeiros campeões do mundo, após retificada a ???realidade???.

Paulo Leandro é jornalista e professor Doutor em Cultura e Sociedade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil é citado em arquivos secretos do caso Epstein 

O Departamento de Justiça dos EUA divulgou arquivos secretos do caso Jeffrey Epstein. A Jovem Pan teve acesso aos documentos e encontrou referências...

Moares autoriza cirurgia a Bolsonaro após PF informar urgência no procedimento

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou a realização de um reparo cirúrgico em caráter eletivo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, após recomendação...

Polícia prende suspeitos de homicídios na Operação Cavalo de Tróia em Jequié

Operação Cavalo de Troia, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, desarticulou grupos envolvidos com homicídios e tráfico de entorpecentes em Jequié, no sudoeste...