Varíola dos macacos: São Paulo registra primeira morte pela doença

Publicado:

São Paulo registrou a primeira morte em decorrência do vírus da monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos. O caso aconteceu na capital paulista e foi confirmado pela Secretaria Estadual de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (12/10). Esse foi o sexto caso de morte pela doença no Brasil.

Internado há mais de um mês, o paciente, de 26 anos, tinha diversas comorbidades e passava por tratamento com antirretrovirais para uso emergencial em pacientes graves. Ele estava internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo (SP).

A primeira morte no país foi registrada em Belo Horizonte, no fim de julho. A vítima foi um homem de 41 anos, que também teve o quadro agravado por outras doenças, incluindo um câncer. O Brasil já ultrapassou 4 mil casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Sintomas da varíola dos macacos

Similar à varíola humana, a enfermidade causa sintomas, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, lesões na pele e inflamação de linfonodos.

Além do isolamento da pessoa contaminada, aconselha-se evitar contato com animais e fazer a higiene frequente das mãos.

A doença não oferece graves riscos para as pessoas, sendo que a letalidade varia de 1% a 10% dependendo do paciente e do vírus. Apesar disso, a orientação dos especialistas é ficar atento para que a doença não se torne mais virulenta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem passa mal e morre com suspeita de intoxicação após comer acarajé no interior da Bahia

Uma jovem de 19 anos, identificada como Ana Beatriz de Araújo Rodrigues, faleceu no município de Senhor do Bonfim, localizado a aproximadamente 381...

Máfia do Mounjaro tem delivery e até “frete grátis” em Brasília

O comércio ilegal das “canetas emagrecedoras” no Distrito Federal vai muito além da Feira dos Importados de Brasília, o maior centro de vendas...

Deputado se junta a Elon Musk em cruzada contra desenho da Netflix

Na cidade de Sorocaba (SP), o deputado federal Jefferson Campos (PL-SP), também pastor da Igreja Quadrangular São Bento, se juntou à polêmica levantada...