Varíola dos macacos: São Paulo registra primeira morte pela doença

Publicado:

São Paulo registrou a primeira morte em decorrência do vírus da monkeypox, também conhecida por varíola dos macacos. O caso aconteceu na capital paulista e foi confirmado pela Secretaria Estadual de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (12/10). Esse foi o sexto caso de morte pela doença no Brasil.

Internado há mais de um mês, o paciente, de 26 anos, tinha diversas comorbidades e passava por tratamento com antirretrovirais para uso emergencial em pacientes graves. Ele estava internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo (SP).

A primeira morte no país foi registrada em Belo Horizonte, no fim de julho. A vítima foi um homem de 41 anos, que também teve o quadro agravado por outras doenças, incluindo um câncer. O Brasil já ultrapassou 4 mil casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Sintomas da varíola dos macacos

Similar à varíola humana, a enfermidade causa sintomas, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, lesões na pele e inflamação de linfonodos.

Além do isolamento da pessoa contaminada, aconselha-se evitar contato com animais e fazer a higiene frequente das mãos.

A doença não oferece graves riscos para as pessoas, sendo que a letalidade varia de 1% a 10% dependendo do paciente e do vírus. Apesar disso, a orientação dos especialistas é ficar atento para que a doença não se torne mais virulenta.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vale Tudo: Odete surpreende e faz acordo perigoso com novo aliado

Em um enredo repleto de surpresas, Odete Roitman (Debora Bloch) se vê envolvida em um arriscado acordo em "Vale Tudo". Movida pela raiva...

Trump diz que encerrou amizade com Epstein porque ele ‘roubou pessoas’ que trabalhavam para ele

Na última segunda-feira, Donald Trump revelou que encerrou sua amizade com Jeffrey Epstein, afirmando que a decisão se baseou em traições que Epstein...

Dallagnol é condenado a indenizar Lula por caso do PowerPoint e reage: “Faria de novo mil vezes”

Em uma reviravolta dramática no embate entre Deltan Dallagnol e Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-procurador da Lava Jato foi condenado a...