Em setembro, HGRS ultrapassa número de doações de córneas de 2021

Publicado:

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, até setembro deste ano, 62 captações de córneas (tecidos). O número é maior que o registrado em todo o ano de 2021, quando foram realizadas 61 captações de tecidos na unidade hospitalar.

 

Para a enfermeira Jeane Lima, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de ??rgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HGRS, o crescimento do número de doações se deve ao trabalho de sensibilização dos profissionais e familiares e, principalmente, à solidariedade das famílias que autorizaram a doação.

 

“A qualidade do acolhimento realizado pela equipe é fundamental, com o esclarecimento de dúvidas sobre o processo e a expertise do melhor momento para oferecer a possibilidade de decidir pela doação. Nós estabelecemos com os familiares uma relação de ajuda, com respeito, empatia e escuta ativa. ?? uma relação de extrema confiança. Além do acolhimento familiar, o gesto de nobreza, solidariedade e amor ao próximo das famílias é fundamental para que a doação aconteça”, explica Jeane Lima.

 

Entre os fatores que influenciam no aumento do número de doações, está a implantação da cultura de notificação de 100% dos óbitos. Desde setembro de 2021, vêm sendo desenvolvidas atividades de sensibilização e reforço junto aos profissionais de saúde sobre a importância de notificar todos os óbitos ocorridos no HGRS. Dessa forma, é garantido às famílias o direito de doação nos casos em que não há contraindicação médica.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ranking do Saneamento 2025: veja os 20 melhores municípios em tratamento de água e esgoto

Campinas (SP) lidera entre os 100 municípios mais populosos do país, seguida por Limeira (SP) e Niterói (RJ)

Ultraprocessados: alerta nas embalagens sobre risco de câncer poderá ser obrigatório

Proposta em discussão no Senado obriga fabricantes a incluírem nas embalagens advertência visível sobre o potencial cancerígeno desses alimentos. Consumo cresce e preocupa especialistas em saúde pública

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo