Internet 3.0, realidade virtual, universo 3D, NFTs, realidade aumentada??? O metaverso, a tecnologia que engloba todos esses conceitos, já é uma realidade e deve movimentar U$ 5 trilhões (cerca de R$ 25 trilhões) até 2030, segundo relatório da consultoria McKinsey & Company divulgado em junho deste ano.
As possibilidades de impacto na sociedade são enormes: desde entretenimento e lazer, como jogos e games, comércio e serviços, turismo, medicina e até mesmo educação. Na semana passada, por exemplo, a estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia Thamires Figueiredo tornou-se a primeira brasileira a apresentar o TCC usando o universo virtual.
Para o professor Titular da área de Ciência da Computação na Universidade Estadual de Santa Cruz, Álvaro Coêlho, como qualquer novo paradigma, é natural que o metaverso chegue com muitas dúvidas. A diferença é que, nesse caso, deve haver menos desafios geracionais ??? o que é positivo.
???Historicamente, toda nova tecnologia traz desafios para a geração anterior, mas essas tecnologias dos múltiplos universos são intuitivas. A experimentação do universo se faz através de sensores, como escuta, visão, tato. ?? muito realista e intuitiva, é razoável pensar que os millenials (geração nascida de 1981 a 1995) não terão dificuldade de adaptação???.
E isso é vital para o sucesso de possíveis empreendimentos que se utilizem do metaverso para crescer ou evoluir. Marcas tradicionais como Nike, Stella Artois, Ralph Loren, Lojas Renner e Balenciaga, por exemplo, já podem ser encontradas no intercâmbio de universos, onde também atuam de forma comercial através de parcerias ou NFTs, uma categoria de criptomoeda focada em ativos únicos e exclusivos e que não podem ser modificadas. São representações de um item exclusivo, que pode ser digital, como uma arte gráfica feita no computador, ou física, como um quadro de colecionador.
???Uma coisa que as pessoas estão se debruçando com muita atenção são os NFTs, que é a ideia de ter um dispositivo que transita por todos os universos e não podem ser modificados, e isso permite uma série de negócios interessantes”, detalha o professor Álvaro Coelho.
” Um exemplo é o Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1, que vendeu os ingressos para a corrida nesse modelo de NFT. Foi interessante porque muita gente viaja para assistir as corridas, então acaba sendo uma alternativa a ter que enviar ingressos físicos???, acrescenta.
![]() |
Professor Álvaro Coêlho destaca que é natural que o metaverso gere dúvidas (Foto: Acervo Pessoal) |
Do Facebook à Meta
Mark Zuckerberg, CEO e um dos fundadores do Facebook, mudou o nome da empresa para Meta, no ano passado, já antecipando esse movimento global em torno do metaverso e na expectativa de que o polo de confluência de universos digitais seja a nova cara das redes sociais do futuro.
Ainda assim, apesar da aposta de Zuckerberg e mesmo após o anúncio de novos óculos de realidade virtual, as ações da Meta fecharam no último dia 13 de outubro com queda de 4,25%.
Para o professor, exemplos como esse apontam como ainda é difícil precisar quais são os empreendimentos que podem dar certo no Metaverso, especialmente pela capacidade praticamente inesgotável de interatividade a partir da conectividade de ambientes digitais diferentes e complementares.
???Essa é a pergunta de um milhão de dólares???, diz o especialista. ???Na medicina, por exemplo, você pode usar o metaverso para fazer diagnóstico por imagem, fazer ultrassom com visão em 3D no órgão que você quer examinar. Falando na educação, alguns professores já dão aula pelo Minecraft, e criaram uma miniatura da sala de aula deles. Um aluno meu pensa em criar uma versão no Minecraft da universidade Santa Cruz, com salas, bibliotecas, laboratório e tudo”, exemplifica o professor.
No entanto, ele ressalta que ainda existe uma dificuldade em se determinar o que vai vingar e o que não vai dentro do metaverso. “Tem como criar infinitas opções no comércio, na medicina, em serviços, no turismo, na educação???, enumera.
Entenda o que é metaverso
Antes de responder à pergunta que vêm sendo feita, ultimamente: O que é metaverso, afinal? Vale, primeiro, explicar a diferença entre o metaverso, a realidade aumentada e realidade virtual.
Segundo explica o professor Álvaro Coêlho, a realidade virtual tem como objetivo ???construir uma interface que atue sobre os sentidos para dar a sensação de que você está em outro lugar???.
Ou seja, quando mais imersões ocorrem nos sentidos da visão, audição e tato, trata-se de uma realidade virtual. Um bom exemplo, segundo o professor, é o videogame de Fórmula 1, que dá a impressão do jogador estar, de fato, pilotando um carro numa pista de corrida.
Já a realidade aumentada não tem como objetivo fazer com que o usuário ???saia do lugar???, mas que ele tenha uma experiência além do que ele pode ver a olho nu.
????? como você chegar na Torre Eiffel, em Paris, e pelos óculos de realidade aumentada do Google ter acesso a uma série de informações sobre o local que não estão, de fato, escritas ali. Ou então aquele jogo que foi febre durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Pokemon Go. A tela do celular captava o ambiente em que a pessoa estava e o jogo acrescentava o bichinho, que só poderia ser manipulado pela tela do celular. Ou seja, é algo além do que pode ser captado pelo sentido da pessoa???, explica.
O metaverso, por sua vez, é a união de todas as coisas. Essa palavra é utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. ?? um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma da realidade virtual,com a realidade aumentada, as redes sociais e a internet.
Ele pode também ser entendido como vivências experimentadas em um espaço virtual, mas carregando as influências da vida real para esse universo.
????? a possibilidade de transitar entre diferentes universos, com suas características de realidade aumentada, da realidade virtual e os perfis das redes sociais. Um exemplo é usar uma moeda da plataforma de games Roblox e trocar com outro usuário por um item do jogo eletrônico Fortnite. Isso é algo que nem o inventor do Roblox ou o inventor do Fortnite imaginaram, mas que, no Metaverso, se torna possível???, detalha o professor Álvaro Coêlho.
Confira a programação completa do Agenda Bahia 2022
8h00 ??? Check in
8h30 ??? Abertura
9h15 ??? TALK Futuro do Trabalho (Quais as tendências para o trabalho? Remoto, Presencial, Híbrido? Nômades Digitais? O que as companhias têm feito? Como humanizar as relações e as profissões?) – Luiz Candreva | Futurista e Head de Inovação da Ayoo
9h45 – TALK Cidades Inovadoras (Apresentação do cenário global de cidades inovadoras com ranking e melhores práticas para cidades do futuro – Jonathan Ortmans | Global Entrepreneurship Network (GEN), Startup Genome) [VIRTUAL]
10h15 ??? PAINEL Inovação na Gestão Pública (Apresentação do cenário global de cidades inovadoras com ranking e melhores práticas para cidades do futuro) mediado por Camila Dalla ??? Taiz Coe | Coordenadora de parcerias e negócios na e-Residency [VIRTUAL]
10h45 – PAINEL Bahia para o Mundo: Cases e Impactos das ScaleUps Baianas (Quais os negócios digitais da Bahia que vem ganhando o mundo? Qual impacto vem causando? Por que esse modelo é relevante para a economia?) mediado por Mila Paes Scarton – Ubiraci Mercês | CEO & Founder da Sanar, Paula Morais | Co-Founder da INTERA Talent Hacking [VIRTUAL], Camilo Telles | CEO da Antecipa
11h25 ??? PAINEL Bahia para o Mundo: Cases do Interior Bahia (Cases de Negócios de sucesso em setores chaves para economia baiana em diferentes ecossistemas como representantes de empresas patrocinadoras) mediado por Rogério Cerqueira – Mariana Lisbôa | Global Head of Corporate Affairs na Suzano, Sérgio Santos | Gerente de Relações com Investidores e Relações Institucionais na Unipar e Edson Alves | Diretor de Inovação e Desenvolvimento do Negócio da UNIGEL
12h10 ??? Intervalo para almoço
13h30 ??? Abertura
14h00 ??? TALK Mercado 60+ (Qual tamanho, desafio e oportunidades do mercado prateado? Como os profissionais de 60+ se encaixarão no mercado do futuro?) ??? Layla Vallias | Sócia do Hype 50+ e fundadora do Silver Makers
14h30 ??? PAINEL Protagonismo da Juventude para moldar o futuro (Qual papel do Jovem para criar as cidades do Futuro? Que ações estão sendo feitas e precisam ser feitas para empoderamento das novas gerações?) Mediado por Marcus Casaes – Maria Brasil | Fundadora da Essence Branding Consultoria e Presidente da CONAJE [VIRTUAL], Marcus Barão | Presidente CONJUVE, Pedro Englert | Startse/JABRASIL [VIRTUAL]
14h30 ??? PAINEL ESG (Cases do tripé ESG: Energia renovável (Ambiental), Impacto Social, Processos de governança) Mediado por Leonardo Barros – Katielle Haffner | Head de Relações Corporativas e ESG na Coca-Cola Brasil, Magnólia Borges | Gerente de Relações Institucionais da Braskem e Marcelo Lyra | VP Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Acelen
15h15 ??? TALK Economia das comunidades (Qual tamanho, desafio e oportunidades do mercado das favelas? Como gerar valor, desenvolvimento e impacto para as populações desses territórios? – Gilson Rodrigues | Presidente do G10 Favelas
15h45 ??? PAINEL Economias do Futuro (Papo sobre Juventude, Experiência, trabalho híbrido e comunidades. Qual a cidade e economia do futuro?) Mediado por Ana Luiza Prudente – Gilson Rodrigues | Presidente do G10 Favelas, Marcus Barão | Presidente CONJUVE e Pablo Lobo | Ativista digital e empreendedor social [VIRTUAL]
16h30 ??? TALK Futuro das Transações (O que são e quais os papéis dos mercados Crypto, de NFTs e Open Banking para as transações econômico-financeiras? Quais oportunidades e desafios?) – Pablo Lobo | Ativista digital e empreendedor social [VIRTUAL]
17h00 ??? TALK Metaverso (O que é, como funciona e qual futuro do Metaverso nas empresas e na vida das pessoas?) – Rodrigo Carvalho Santiago | Co-Presidente IIAS – Espaço para Todas as Nações [VIRTUAL] e Leka Hattori | Local lead NASA Space Challenge [VIRTUAL]
17h30 ??? Happy Hour
Serviço:
13ª edição do Fórum Agenda Bahia
Onde: Wish Hotel da Bahia, Youtube e Yazo
Data: 18 de outubro
Inscrições pelo Sympla
Assista pela plataforma Yazo
Valor: evento gratuito
O Agenda Bahia 2022 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Acelen e Unipar, parceria da Braskem e Rede+, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Fieb, Sebrae, Rede Bahia e GFM 90,1 e Apoio da Suzano, Wilson Sons, Unifacs, HELA, Socializa e Yazo.
Comentários Facebook