Cortejo de Nossa Senhora do Rosário percorre ruas de Santa Luzia

Publicado:

Na manhã deste domingo (23), cultura mineira, fé e tradição centenária se unem em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A festa começou cedo com um café coletivo, como é de costume, e seguiu, em procissão, saindo da Rua Santana em direção à Igreja do Rosário. ?? frente, o pároco e reitor do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, padre Felipe Lemos Queirós. (veja programação).

 

Na tricentenária cidade, a festa em louvor a Senhora do Rosário começou em 7 de outubro, dia consagrado a ela, na Igreja do Rosário. Neste ano, a ???rainha??? é Regilene de Carvalho Rodrigues, e o ???rei???, Evandro Lara, sendo mordomos da bandeira de Nossa Senhora do Rosário, Jorge Junio da Conceição Romeu; da bandeira de Santo Elesbão, Conceição Aparecida Claudino; e da bandeira de São Benedito, Talita Marques Freitas.

 

Na procissão das 16h, as imagens sairão às ruas nos andores.

 

 

Os moradores celebraram a tradição da festa de Nossa Senhora do Rosário, que, encontrou, em Minas, grande devoção entre os escravizados, os quais, reunidos em irmandades, ergueram igrejas e capelas. Perto de completar 100 anos, Alfredo Pereira se declarou feliz por Santa Luzia manter essa história. “Hoje, há um número maior de participantes”, afirmou. Também morador da Rua Santana, Marcos Antônio de Souza, enfermeiro, se emocionou com o cortejo: “?? uma bela tradição”.

 

  • Leia também: Nossa Senhora do Rosário: veja agenda de celebrações em outras cidades mineiras

 

Programação da tarde

 

14h ??? Apresentação de músicas folclóricas, no espaço de eventos da Igreja do Rosário.

 

16h ??? Procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, São Elesbão e Santa Efigênia, acompanhada pelas guardas de Marujos e Moçambique.

 

19h30 ??? Missa de encerramento, seguida de descida dos mastros com as bandeiras, na Igreja do Rosário. 

 

  • Leia também: Serra da Piedade: começam obras para remoção de parte de rocha 

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia