Beatificação da menina Benigna ocorre nesta segunda (24), no Ceará

Publicado:

 

A menina Benigna, símbolo cearense de resistência contra a violência sexual infantil e o feminicídio no Ceará, será beatificada na tarde desta segunda-feira (24/10), no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, no município do Crato, interior do Ceará. Benigna Cardoso da Silva, de 13 anos, foi morta há 80 anos após resistir a um estupro em Santana do Cariri, no interior do estado.

  • Leia: Missa em Santa Catarina abre processo para beatificação de padre Léo

A beatificação de Benigna foi autorizada pelo Papa Francisco em 2019, e depois de hoje, a Menina Benigna se tornará a primeira beata cearense e a quarta mártir do Brasil. A solenidade deveria ter acontecido em outubro de 2020, mas devido à pandemia de COVID-19, o Vaticano adiou a data.

O local do evento se prepara para receber cerca de 60 mil fiéis, e a cerimônia será presidida pelo arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, da arquidiocese de Manaus. Foi montado um palco de 33 metros de largura por 12 metros de profundidade, fazendo referência à idade de Cristo e aos 12 apóstolos.

A menina homenageada nasceu no dia 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri. Em 24 de outubro de 1941, ela se recusou a ter relações sexuais com Raul Alves, que a matou com golpes de facão.

Depois do ocorrido, a menina se tornou um símbolo de resistência na região, por lutar contra a violência sexual. Em 2013, a arquidiocese de Crato recebeu o ???Nada Impede??? do Vaticano, autorizando o processo de beatificação da menina.

 

*estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen 

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarifaço de Trump pode aumentar em 30% preço de insumos de saúde no Brasil

A recente sanção econômica imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode desencadear um aumento alarmante nos custos dos insumos de saúde...

Morre mãe de Ratinho e Celso Portiolli lamenta: ‘Momento de dor’

O Brasil se despediu neste sábado (26) de Maria Talarico Massa, mãe do aclamado apresentador Ratinho. Com 88 anos, Dona Maria foi um...

Ataque ‘terrorista’ no Irã deixa pelo menos seis mortos

No coração do sudeste do Irã, um ataque devastador abalou a cidade de Zahedan nesta manhã. Um grupo de homens armados, utilizando coletes...