O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que é falsa a informação de que o ministro Gilmar Mendes se encontrou com o filho do candidato à Presidência Lula, em Roma. A desinformação circula nas redes sociais áudios e fotos com a declaração falsa.
O STF explicou que Gilmar Mendes participou de um congresso com juristas na capital italiana. No Twitter, o ministro afirmou que esteve em Roma no início de outubro, participando de congresso na Universidade. “Foto do jantar, com o Des. Ney Bello e o Prof. Sérgio Victor. Este último, segundo fake news desesperada, seria o filho de uma personalidade política brasileira”, escreveu Mendes.
O STF alerta para a importância de não repassar informações publicadas em locais não confiáveis e com dados alarmistas ou teorias conspiratórias. Para conscientizar a sociedade sobre a importância do papel de cada um para evitar a propagação de notícias falsas sobre o STF e seus ministros, o Supremo lançou a série #VerdadesdoSTF, na qual informações falsas ou deturpadas atribuídas à Corte e aos seus ministros são objeto de esclarecimento. Clique aqui para ver o site.
Estive em Roma no início de outubro, participando de congresso na Universidade. Foto do jantar, com o Des. Ney Bello e o Prof. Sérgio Victor. Este último, segundo fake news desesperada, seria o filho de uma personalidade política brasileira. pic.twitter.com/guPekIFjiD
??? Gilmar Mendes (@gilmarmendes) October 24, 2022
Comentários Facebook