DF: saiba como funcionará o transporte gratuito no domingo de eleições

Publicado:

As catracas dos ônibus e do metrô no Distrito Federal estarão liberadas no domingo (30/10). O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou que o transporte público seja gratuito no dia da votação do 2º turno das eleições, conforme decisão judicial.

O transporte de graça vale em todo o DF, a partir das 6h, duas horas antes do início da votação eleitoral, e vai até as 19h. Apenas os coletivos do Entorno não estão incluídos na medida excepcional.

No 2º turno, DF e 25 estados terão transporte gratuito. Veja regras

Os ônibus da área urbana vão circular conforme a tabela de sábado. Na área rural, os coletivos vão rodar como se fosse durante a semana.

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, disse à coluna que nenhum documento será cobrado para que os cidadãos tenham acesso ao benefício.

O Distrito Federal tem 2,2 milhões de eleitores. No último dia 2 de outubro, 1º turno das eleições, 300 mil brasilienses deixaram de votar.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, disse que o transporte gratuito pode encorajar os brasilienses que não votaram no 1º turno a comparecer no 2º turno.

???A medida vai aumentar a acessibilidade dos eleitores ao voto, fazendo diminuir a abstenção, que foi de 17,54% no primeiro turno no DF, quando 300 mil eleitores deixaram de comparecer às seções eleitorais???, afirmou.

No 1º turno, os eleitores votaram para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado distrital. Já no 2º turno, os cidadãos aptos a votar no DF deverão escolher apenas o candidato à Presidência da República: Jair Bolsonaro (PL) ou Lula (PT).

Liminar O juiz Carlos Maroja expediu liminar, na segunda-feira (24/10), a fim de obrigar o GDF a conceder transporte gratuito. Na decisão, o magistrado afirma que uma parcela considerável da população corre o risco de ter o direito ao voto prejudicado ???em decorrência do notório alto custo das passagens dos transportes públicos no Distrito Federal, o que violaria injustamente os princípios constitucionais acima referidos (democracia e ampla acessibilidade às funções sociais da cidade)???.

Segundo o juiz, os custos com a medida de liberação das tarifas exclusivamente no dia e horário das eleições ???não seriam tão extraordinários que não pudessem ser suportados pelo poder público, especialmente para o atendimento de necessidade política tão elementar como a de votar no dia das eleições???.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boulos pede à PF demissão imediata do Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol) apresentou à Polícia Federal um pedido de exoneração imediata de Eduardo Bolsonaro (PL), atualmente em licença do...

Envelhecimento acelera aos 50 anos, sobretudo nos vasos sanguíneos

Um estudo inovador sobre as proteínas em tecidos humanos revela que os vasos sanguíneos, especialmente a aorta, são os primeiros a mostrar sinais...

A 4 dias do tarifaço, Celso Amorim provoca Trump no Financial Times

A recente declaração de Celso Amorim no Financial Times acendeu um sinal de alerta nas relações internacionais do Brasil. Com um título provocativo,...